AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foto: Divulgação

População do Rio de Janeiro festejando a assinatura da Lei Áurea em frente ao então Paço Imperial, em 13 de maio de 1888

 

Para refletir a passagem dos 130 anos da abolição da escravatura e suas implicações nacionais e locais desde 13 de maio de 1888, com a promulgação da chamada Lei Áurea, ocorrerá no dia 10 de maio, às 19h, na sala 101, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul, o painel Negritude e abolição: o Brasil e a região. Aberto à comunidade, o evento terá entrada franca e as inscrições serão feitas no local.

Os painelistas são egressos do curso de História da Unisc. Viviane Weschenfelder é doutora em Educação e autora do livro Processos de (in)visibilidade do sujeito negro: o jornal de Venâncio Aires/RS em questão (Edunisc, 2015); Mateus Skolaude, doutor em História e autor do livro Identidades rasuradas: o caso da comunidade afrodescendente de Santa Cruz do Sul (Edunisc, 2008); e Guilherme Spindler, licenciado em História e autor do artigo de conclusão de curso Escravos na povoação de Santa Cruz do Sul na segunda metade do século XIX.

A proposta é apresentar e debater aspectos do processo que oficialmente finalizou a escravidão, como se deu o regime escravocrata e a permanência do racismo no país e regionalmente. A promoção do painel envolve o Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-AfroSCS) e o Diretório Acadêmico Rosa Luxemburgo, com apoio do Núcleo de Ação Comunitária (NAC/Proext) e do curso de História da Unisc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7344 ou pelo e-mail nac@unisc.br.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL