A mestranda Ana Paula Sehn, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, juntamente com a orientadora, Cézane Priscila Reuter, e a coorientadora, Jane Dagmar Pollo Renner, realizou um estudo para verificar possíveis associações entre risco cardiometabólico em adolescentes com diferentes padrões de sono, estado nutricional e tempo em frente à televisão.

A pesquisa, que faz parte do projeto Saúde dos escolares – Fase IV, contou com dados de 1411 adolescentes de 10 a 17 anos, de sexo feminino e masculino, em escolas de Santa Cruz do Sul. O aumento nos casos de risco cardiometabólico nos últimos anos, especialmente na população infanto-juvenil merece atenção, pois, as doenças associadas estão entre as principais causas de mortalidade atualmente.

Com o estudo, concluiu-se que a alteração do risco cardiometabólico foi mais observada nos adolescentes que possuíam poucas ou muitas horas de sono, elevado tempo de televisão e com sobrepeso ou obesidade. Além disso, segundo a pesquisa, 14,2% dos analisados já apresentam perfil de risco cardiometabólico. Os percentuais são considerados preocupantes a nível de saúde pública, tornando fundamental ações preventivas que incentivem os adolescentes a adotarem um estilo de vida mais saudável para reduzir o número de possíveis doenças cardiovasculares ou complicações cardiometabólicas na vida adulta.

Após defender dissertação sobre o estudo, Ana Paula recebeu o título de mestre, neste dia 20 de fevereiro, com banca avaliativa composta pelos professores, Cézane Priscila Reuter, Silvia Isabel Rech Franke e Javier Brazo Sayavera, da Universidad de la República Uruguay.