AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), foi desenvolvida a pesquisa intitulada Stewardship Brasil: avaliação nacional dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em Unidade de terapia intensiva adulto dos hospitais brasileiros. Realizada pela mestranda Rochele Mosmann Menezes (foto), orientada pelas docentes Jane Renner e Cézane Reuter, tendo como colaboradores o médico infectologista e docente Marcelo Carneiro e a mestranda Eliane Krummenauer, teve como objetivo avaliar o panorama nacional dos programas de gerenciamento de antimicrobianos em hospitais brasileiros com UTI adulto.

A pesquisa inédita no país foi realizada através de uma parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A coleta de dados ocorreu através da disponibilização da avaliação on-line na plataforma do Ministério da Saúde Form SUS. Como resultados preliminares, foi possível verificar que a autoavaliação on-line foi realizada por 954 (55%) hospitais brasileiros, destes, 453 (47,5%) possuíam o programa de gerenciamento implementado, enquanto 501 (52,5%) não possuíam.  Ao finalizar o estudo, foi possível classificar os hospitais que possuíam o programa implementado como inadequado, básico, intermediário e avançado, de acordo com os níveis de atividades realizadas. A classificação final geral foi a seguinte: Inadequado 5 (1,1%), Básico 146 (32,2%), Intermediário 195 (43%) e Avançado 107 (23,6%).

Os resultados encontrados demonstram a importância da implementação dos Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos na Unidades de Terapia Intensiva Adulto, considerando que a instituição hospitalar é uma extensão da comunidade e que estratégias desse tipo podem modificar o cenário brasileiro frente à resistência antimicrobiana.

Através dessa parceria foram elaborados dois artigos. O primeiro intitulado Desenvolvimento e validação de instrumento de coleta de informação para estudo multicêntrico com abordagem sobre Antimicrobial Stewardship Program; e o segundo denominado Antimicrobial Stewardship Programmes no Brasil: resultados preliminares. No primeiro trabalho foi validada a autoavaliação realizada por especialistas e hospitais piloto, dando origem ao questionário disponibilizado em nível nacional, do qual foram extraídos dados preliminares para a construção do segundo artigo.

MENU PRINCIPAL