A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Secretaria de Saúde de Vera Cruz firmaram uma parceria que irá beneficiar a rede de saúde pública do município. Neste semestre, quinze estudantes dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia estão iniciando suas atividades de estágio curricular na cidade, atendendo a população local. Os estudantes contam com orientação direta das professoras Micila Pires Chielle e Camila Dobow, profissionais das áreas em questão.

Na prática, os alunos da Enfermagem irão integrar as equipes do Posto de Saúde Central, do Espaço Mamãe Criança e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso. Já os estudantes de Fisioterapia, vão atender no Posto de Saúde Central e quatro na ESF de Vila Progresso.

A relação entre a Universidade e a Secretaria de Saúde de Vera Cruz já era positiva, pois acadêmicos de áreas como enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e educação física realizam atividades curriculares no município há algum tempo. A recente parceria vem para reforçar esses laços, intensificando as ações realizadas.

Unisc mais próxima de Vera Cruz

No dia 26 de agosto, o Prefeito de Vera Cruz, Gilson Adriano Becker e a Diretora de Ensino e Graduação da Unisc, Giana Diesel Sebastiany, que representava a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, assinaram um termo de Parceria para ampliar e potencializar as iniciativas conjuntas em prol da população. Também estiveram presentes no momento os estudantes que vão realizar seus estágios, as professoras coordenadoras e representantes da Unisc, bem como as equipes multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

A partir da próxima quinta-feira, 2 de setembro, os quinze estudantes de Enfermagem e de Fisioterapia iniciam suas atividades nas unidades de Saúde de Vera Cruz. Esse reforço nas equipes de atendimento à saúde ocorre com base na Portaria Interministerial nº 1.127, do Ministério da Saúde, que institui diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) e incentiva o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).