Bruno, Gabriela e Wesllen na premiação em Gramado

No final de semana foram conhecidos os filmes premiados no 50º Festival de Cinema de Gramado. Na categoria Melhor Filme da Mostra Universitária Conexões Gramado Film Market, três estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) levaram o primeiro lugar. O curta-metragem Ícaro, tem direção, argumento e finalização de Wesllen Machado; roteiro e montagem de Bruno Cabral Gassen; e produção de Gabriela Dullius. Foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso dos três.

O filme conta a história de Ícaro, que viaja em busca de um novo espaço de pertencimento, enquanto registra a jornada acompanhado pela melhor amiga, Clarissa. “A ideia do curta surgiu a partir de um exercício pessoal de relembrar quais eram os temas e gêneros que eu gostava de assistir na infância e na adolescência, entre eles estavam os filmes viagens e de fantasia com criaturas híbridas, como sereias”, conta Wesllen.

Ele diz que em todos os filmes produzidos por ele, Gabriela e Bruno, o trio gosta de adicionar algum discurso social. “Neste, em específico, queríamos falar sobre a sensação de pertencimento, social e geográfica; assim foi se moldando o que seria o curta-metragem. A linguagem escolhida para o nosso filme, em primeira pessoa, fez com que decidíssemos realizar todas as filmagens em apenas uma diária. Queríamos que o registro da viagem dos personagens fosse também, de certa forma, o registro da nossa viagem em tempo real.”

As filmagens ocorreram em julho deste ano. “Saímos de Porto Alegre por volta das 3 horas da manhã e iniciamos. Filmamos a última cena em Torres. O restante foi filmado no caminho de volta de Torres para Porto Alegre, e no pátio da casa de uma amiga nossa que reside em Porto Alegre também.”

Ícaro concorria com outros quatro curtas e, de certa forma, foi um presente no final da graduação, já que o trio concluiu o curso de Produção em Mídia Audiovisual na metade deste ano. “É sempre muito gratificante receber a indicação e o reconhecimento do nosso trabalho por si só. O prêmio foi recebido com muita felicidade por nós.”

Da Unisc, Wesllen enfatiza que o curso de Produção em Mídia Audiovisual sempre permitiu explorar muito a área de forma prática. “Isso nos possibilitou, durante toda a nossa jornada no curso, experimentar as diversas possibilidades que o audiovisual poderia nos trazer, isso é muito importante para nos encontrarmos naquilo que realmente queremos exercer e o Ícaro é resultado disso”, finaliza.

Por enquanto, o curta não está disponível em sites ou redes sociais. O trio estuda a melhor forma de mostrá-lo ao público.

Bruno, Wesllen e Gabriela nos finais da gravação, em Torres

Qualidade do trabalho dentro da Unisc

Segundo o coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc, Willian Fernandes Araújo, para os professores e estudantes do curso a premiação foi um momento de orgulho. “Coroa a trajetória de três ótimos estudantes e, ao mesmo tempo, mostra a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui na Unisc. Acreditamos que temos potencial para ser um dos polos da produção audiovisual no Brasil e, resultados como esse, só reforçam essa ideia”, complementa.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, também ressalta a qualidade do trabalho dentro da universidade. “Estamos muito felizes com o prêmio que os nossos estudantes receberam. Esse resultado demonstra a qualidade dos cursos de Comunicação Social da Unisc e, em especial, do curso de Produção em Mídia Audiovisual. Parabéns aos estudantes Wesllen, Bruno e Gabriela pela conquista.”

Já para o orientador dos estudantes durante o trabalho, professor Jair Giacomini, prêmios como esse, assim como outros já recebidos, indicam o amadurecimento do curso e dos estudantes ao longo dos anos. “É mais do que isso, são novas histórias contadas, histórias pessoais e universais. Isso está presente no curso nos últimos. Não são menores por serem histórias pessoais e, por isso, que falam tanto ao coração das pessoas.”

Direção, Argumento e Finalização - Wesllen Machado (atuou como Ícaro)

Roteiro e Montagem - Bruno Cabral Gassen (atuou como Jorge)

Produção - Gabriela Dullius (atuou como Clarissa)

Som Direto - Guilherme Cássio