Divulgação

Neste primeiro semestre de 2018, o estágio supervisionado curricular na Clínica Fisiounisc contou com a participação de 27 acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia, distribuídos nos turnos manhã, tarde, noite e com orientação pedagógica de seis fisioterapeutas e docentes do curso. “Foi mais um semestre de crescimento, aprendizagens, construção e troca de muitas experiências vividas por toda a equipe no fazer fisioterapêutico diário”, destaca a coordenadora da Clínica, professora Angela Cristina Ferreira da Silva.

Além dos atendimentos à comunidade local e regional, que neste semestre somaram 3.577, o estágio contou com atividades orientadas, como estudos de caso, rounds, cuidando da equipe e capacitações. “Os mais diferentes casos clínicos foram assistidos neste período. Pessoas com patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, ginecológica, reumatológica, pneumológica, vascular e dermatofuncional, além de amputados, foram atendidas, enriquecendo bastante a formação acadêmica para uma prática profissional de qualidade dos nossos estudantes”, revela a professora do curso de Fisioterapia, professora Patricia Roveda.

Segundo ela, no intuito de inovar o fechamento deste semestre, a coordenação dos estágios sugeriu a criação de uma atividade final de integração entre os três turnos, denominada Gincana de Integração, tendo ocorrido na tarde do dia 2 de julho, nas dependências do bloco 34. Os objetivos da atividade foram: integrar os três turnos de estágio de forma a produzir outros sentidos no fim desta etapa; finalizar os estágios estimulando o trabalho cooperativo, coletivo e compartilhado, com troca de experiências pessoais e no estágio; estimular a criatividade associando cientificidade, ludicidade, resolutividade e foco, elementos importantes para o fazer fisioterapêutico; evidenciar a importância do estudo prévio e contínuo da fisioterapia na recuperação e na reabilitação dos pacientes; e verificar a percepção individual e grupal do semestre.

A gincana, organizada pelos orientadores de estágio, foi composta por diversas atividades, que abordaram situações da futura vida profissional pautadas nas experiências na graduação, além de despertar a criatividade no desenvolvimento de teatros, na criação de boomerangs, na demonstração de equipamentos fisioterápicos, na escolha de referências bibliográficas utilizadas no estágio, no desenvolvimento de painel, entre outros. A competição foi finalizada com lanche coletivo e entrega de um mimo.

“A avaliação da atividade por toda a equipe foi bastante positiva. Os estagiários foram muito participativos e se permitiram compartilhar e ousar junto aos colegas. O grupo de docentes que participou também considerou a gincana um excelente momento de troca e de feedback do grupo, sendo proposta que se mantenha essa atividade no segundo semestre de 2018”, salienta a professora Patricia. “Considerando que a formação em saúde está em constante transformação, tal iniciativa foi bastante motivadora e eficiente para atingir os objetivos propostos”, complementa a docente.

​*Publicado por Felipe Nopes