A primeira etapa do projeto de extensão A Alto Falante e o resgate da memória do jornalismo de revista em Santa Cruz do Sul, que previa a seleção e a formação de uma equipe de pesquisadores voluntários para dar conta da proposta, já foi concluída. Foram selecionados 13 alunos e ex-alunos da Unisc, cuja tarefa será resgatar, estudar e sistematizar a memória da revista Alto Falante. A publicação impressa marcou época em Santa Cruz do Sul entre as décadas de 80 e 90 e representou um marco no jornalismo impresso gaúcho e brasileiro.

O critério para a seleção dos voluntários foi a qualidade do currículo acadêmico e a disponibilidade para se integrar à proposta. Os pesquisadores selecionados são: Andressa Bandeira Santana, Fabrine Kesseler, Gabriela Etges, Helena Fischer, Louise Fischer, Luana Ciecelski, Jaqueline de Lara Gomes, Laura Zimmer Helfer, Milena Konzen, Rodrigo Bartz, Taliana Hickmann, Thiago Haas Carlotto e Vanessa Costa de Oliveira.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Demétrio de Azeredo Soster, o próximo passo é reunir a equipe e discutir a proposta de trabalho e as metas a serem alcançadas, para então iniciar a segunda etapa. “O objetivo desse segundo momento é o resgate das edições impressas da Alto Falante, por meio de doações da comunidade, e com o objetivo de reunir um acervo físico com todos os números da revista”, explica.

O acervo, uma vez reunido e catalogado, será doado à biblioteca da Unisc para que possa estar disponível a todos os pesquisadores interessados no assunto. Antes, será digitalizado e terá seu conteúdo disponibilizado em um site de livre acesso especialmente criado para esse propósito. “Queremos que o mesmo seja facilmente encontrado por todos aqueles que se interessam pela Alto Falante e por jornalismo de revista”, acrescenta Soster.

Quem quiser contribuir com o projeto por meio da doação de exemplares da revista Alto Falante pode entrar em contato pelo fone (51) 99995-0106 ou pelos e-mails dsoster@unisc.br e deazeredososter@gmail.com. O material também pode ser entregue impresso na secretaria do PPG de Letras (bloco 10) ou do Departamento de Comunicação Social da Unisc (bloco 16).

*Publicado por Josemar Santos