AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Aderindo as ações realizadas pela Unisc no combate à pandemia do Coronavírus (Covid-19), uma equipe de Enfermagem do Serviço Integrado de Saúde (SIS) foi direcionada para orientar os familiares de pacientes acamados em relação à importância de restringir o número de visitas no domicílio, com o intuito de reduzir o contato social. As visitas são efetuadas juntamente com estagiários do 9º semestre do curso Enfermagem, a partir de solicitações feitas pelos usuários, por meio do telefone (51) 3717-7480.  A seguir, os relatos de experiências da enfermeira Gisele Rodrigues e da acadêmica e estagiária do SIS Inês da Rosa Henn dão a ideia da importância desse tipo de dessa atividade.

O resultado dessa ação é o fortalecimento do vínculo, adesão ao tratamento medicamentoso, prevenção tanto do adoecimento presente, quanto da possível contaminação externa, orientações sobre a importância do isolamento social e da necessidade do suporte familiar no atendimento das necessidades a este usuário”.

“Não raros os casos de relutância no cumprimento das orientações, uma vez que encontramos junto aos usuários acamados familiares e amigos além do cuidador, sem nenhum EPI, sem uso de máscara e sem medidas de distanciamento. É na observância desses casos que reforçamos todas as medidas necessárias e procuramos conscientizar para a mudança do estilo de vida nesse momento”.

“Na perspectiva da atenção básica, a ação educativa em saúde é considerada ferramenta fundamental no exercício profissional para estimular autocuidado, autoestima e muito mais que isso, promove reflexos e modificações nas atitudes e condutas do indivíduo em âmbito familiar, para garantir e promover saúde. Desse modo, esse tem sido nosso grande desafio, em trabalhar todas essas questões de medidas preconizadas para a não exposição ao Covid-19”.

MENU PRINCIPAL