Time ainda ficou em primeiro lugar nas provas de freio, suspensão, apresentação  de projeto dinâmico e segundo lugar em manobrabilidade

No começo do mês, a equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou do 28º Baja SAE Brasil. Os estudantes ficaram em 5º lugar geral; em primeiro lugar nas provas de freio, suspensão, apresentação de projeto dinâmico; e segundo lugar em manobrabilidade. Ao todo, foram 68 equipes inscritas, de todo o país.

Da Unisc, 9 estudantes e um professor estiveram na competição que ocorreu na Fatec de São José dos Campos (SP). Para o coordenador da equipe e professor do Departamento de Engenharias, Arquiteturas e Ciências Agrárias da Unisc, Fernando Sansone, as boas classificações representam a qualidade dos alunos e nível da Engenharia da Unisc, que figura entre as melhores do Brasil, a julgar pela aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Dessa forma, cada vez mais as empresas abrem mão de contratar engenheiros de suas cidades para buscar os formandos da Unisc, como acontece com o Instituto Hercílio Randon que firmou uma parceria para ofertar estágio aos alunos do Baja.”

Fotos: Divulgação Unisc

baja2Divulgação

Etapas da competição

Na quarta-feira, 1º, a equipe fez o credenciamento no evento e, no fim do dia, participou do briefing do próximo dia.

Na quinta-feira, 2, participou da Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança – parte estática (ICTS) que visa atestar que o Baja segue o regulamento de fabricação e não oferece risco ao piloto e aos participantes da competição.

Na sexta-feira, 3, ocorreu a parte de segurança dinâmica e apresentação de projeto dinâmico (APD). “Inicia com um juiz andando no carro e avaliando suas qualidades e defeitos. Na sequência, nosso piloto precisa frear as 4 rodas, subir uma rampa a 45º e passar por obstáculos, fechando o dia como o melhor carro’, diz o professor.

No sábado, 4, foi dia de provas dinâmicas: manobrabilidade, tração, aceleração, velocidade final, freio e suspensão. “Fechando o dia com a prova mais esperada, quando um carro corre contra o outro e vai eliminando quem perde, até ficar apenas os 4 melhores. Esses então disputam numa melhor de 3 corridas. Fechamos o dia, novamente, como o melhor carro das dinâmicas. Isso nos deu o direito de largar na pole position domingo no enduro, que ganha 400 pontos quem der mais voltas no circuito com obstáculos em 4h. Terminamos nossa participação com 6 voltas a menos que o ganhador.”

baja1Divulgação

Saiba mais

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.

O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.

bajaDivulgação