A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), projeto dos cursos de Engenharia da universidade, participou, nos últimos dias 2 a 5 de junho, do Baja SAE International e trouxe dois troféus para casa. Os estudantes da Unisc ficaram em segundo lugar na categoria Endurance e terceiro lugar na categoria Apresentação de projetos. As atividades ocorreram em Rochester, em New York, nos Estados Unidos, e teve a participação de 88 equipes.

Na Unisc, o projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharias, Arquiteturas e Ciências Agrárias, Fernando Sansone. Ele explica que a competição internacional é dividida em várias provas, que somam 1000 pontos, sendo que cada uma delas tem premiações. A principal é o enduro, que vale 400 pontos. Nesta, a equipe ficou em segundo lugar.

Já na categoria Apresentação de Projetos, todas as equipes apresentaram os projetos e, após uma avaliação, apenas as quatro primeiras melhores avaliadas participaram das finais. Nesta, a equipe ficou em terceiro.

Para o professor, depois de transcorridas todas as provas o sentimento foi de frustração. “Perdemos 75 pontos por uma divergência em preenchimento em um documento da prova de segurança que foi checado ao final da prova do enduro. Isto nos tirou melhores colocações gerais. Vamos estudar profundamente as causas e tomar as ações necessárias em um plano de ação para que não volte a ocorrer esse problema.

Saiba mais

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.

Em maio, os estudantes participaram do 27º Baja SAE Brasil. Eles ficaram em 5º lugar geral, permanecendo no pódio da competição que teve outras 67 equipes participantes. Além do 5º lugar, a equipe ficou em 1º lugar em Manobrabilidade, 2º lugar em Apresentação de Projeto (APR) e recebeu o troféu de Equipe Destaque da Região Sul.