Alan Oliveira (FNOU), Fabiana Spengler (Curso de Direito), Josileri Cidade (Prefeitura de Vera Cruz), Helena Jordan (estudante), Nicole Soder (Hospital Santa Cruz), Luciane Scheffel (Faccat), Marinês do Amaral (Feevale), Marcel Schneider (Ulbra), Melissa Shu (Feevale) e Ana Carolina Kirst (Hospital Santa Cruz)
Caroline dos Santos (Ouvidoria Unisc), Gilberto Waller Jr. (Ouvidor-geral da União), Alan Santos de Oliveira (Presidente do FNOU) e Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller (Ouvidora Unisc).

Numa promoção da Ouvidoria da Unisc e da Reitoria, foi realizado, no dia 17 de agosto, na sala 101 da Instituição, o evento A Ouvidoria como espaço de diálogo e participação social. As atividades foram comemorativas aos 20 anos da Ouvidoria da Unisc e aos 25 anos da Universidade.

Entre as atividades, foi proferida a palestra As Ouvidorias como mecanismos de promoção da cidadania, democracia e participação política, ministrada pelo professor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), Alan Santos de Oliveira. O docente falou sobre o histórico do trabalho em Ouvidoria e acerca da sistemática da atividade. Quem também esteve presente no encontro foi ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior. Na oportunidade, ministrou a palestra A Ouvidoria 3.0, quando frisou a importância de se unificar e facilitar os serviços de atendimento, buscando sempre a aproximação com o usuário que, no caso, é o cidadão.

Estiveram presentes no evento ouvidores universitários das IES gaúchas, ouvidores de prefeituras da região e de outras entidades que possuem o serviço. Em seu pronunciamento, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a trajetória da Ouvidoria na Universidade, criada em 1998. “Temos o orgulho de dizer que a Ouvidoria da Unisc foi a primeira instalada em uma instituição comunitária de ensino superior no país”, revelou.

*Publicado por Josemar Santos