Universidade migrou e-mails corporativos para o Google, com o objetivo de melhorar os processos de toda a Instituição

Jô Nunes

A ilegra, empresa global de negócios e tecnologia, auxiliou a Unisc e demais entidades mantidas pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) a migrarem a operação de e-mail e armazenamento de arquivos para o G Suite For Education, do Google.

De acordo com o gestor da ilegra, Gediel Luchetta, o processo de migração iniciou em setembro de 2017, quando foi definida, em conjunto, a estratégia a ser aplicada a partir da análise do ambiente da entidade. A limitação de armazenamento das caixas de e-mail era uma reclamação dos usuários e, a partir dessa solução, o problema foi solucionado. Agora, a entidade inicia a migração de arquivos para o Drive. A variedade de ferramentas disponíveis e a forma colaborativa de utilização contribuíram para melhorar processos em vários setores da instituição, possibilitando maior integração entre professores e alunos, que também utilizam o G Suite. “A missão do Google, com o produto Google for Education, é oferecer acesso à tecnologia para que professores e alunos do mundo todo possam aprender a trabalhar juntos. A ilegra, como empresa parceira do Google, ajuda a colocar essa missão em prática, ao implantar o G Suite for Education em instituições de ensino como a Unisc”, salienta.

Para o gerente do Projeto Google para Educação na Unisc, Cristiano Maynart, foram seguidas as recomendações da ilegra e, com o apoio de toda a equipe da Universidade envolvida no projeto, a transição ocorreu de forma tranquila. “Ocorre que as ferramentas do Google possuem uma interface limpa e de fácil utilização”, avalia.

Após a implantação do G Suite, a Unisc conseguiu reduzir custos com licenças dos softwares de e-mail, antispam e backup, além de liberar área de armazenamento na rede. Com apenas um navegador instalado nas estações, os usuários podem acessar todas as ferramentas.

A ilegra é uma empresa global de negócios e tecnologia, que traz a proposta de oxigenar os negócios e tangibilizar produtos e serviços focados no cliente. Com 16 anos de existência, é parceira estratégica da Google, AWS (Amazon) e Oracle, e busca trazer agilidade para estratégias digitais e auxiliar na preparação das companhias para a realidade de um mercado dinâmico. No portfólio de clientes, estão companhias, como Cielo, Agiplan, Orizon, John Deere, Embraco, Whirlpool, Unicred, Bradesco, Thomson Reuters e Thyssen Krupp Elevadores.

*Publicado por Josemar Santos