Felipe Nopes

Fundada em 2013 com o objetivo de tornar-se referência no mercado de prestação de serviços e desenvolvimento de projetos ambientais, a Conífera – Engenharia de Meio Ambiente foi graduada pela Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc), em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 28 de março, no auditório do bloco 19 da Universidade. A obtenção da graduação deve-se ao fato de a empresa já realizar suas atividades fora da Itunisc, de forma independente, após três anos de incubação.

A Conífera possui sua sede em Santa Cruz do Sul e uma filial em Venâncio Aires, atendendo todo o estado do Rio Grande do Sul. Idealizada pelos sócios e engenheiros ambientais Alexandre Straatmann e Robson Wendel, atua em quatro frentes de trabalho: Gestão Ambiental, Florestal, Industrial e Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Trazendo a Gestão Ambiental para dentro da empresa como forma de cuidado e preservação do meio ambiente, visa à redução de perdas, ao reaproveitamento de recursos e à minimização dos custos de produção.

Em parceria com a Itunisc, o setor de P&D criou o Ó3 – Reator de Ozônio, cujo objetivo é trabalhar na melhoria da qualidade da água consumida de poços artesianos, garantindo sua desinfecção sem a necessidade de cloração e auxiliando no tratamento de efluentes industriais. “Ficamos muito felizes em chegarmos nesse resultado, porque temos um produto totalmente comercializável. Esperamos dar continuidade e expandir a empresa, além de aplicar novas ideias”, afirmou Wendel.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, a graduação da Conífera é motivo de grande satisfação para a Unisc. “Temos que investir nos nossos alunos e no potencial que eles têm”, salientou. Também participaram da cerimônia o vice-reitor Rafael Frederico Henn; o coordenador da Itunisc e do TecnoUnisc, Fernando Stanck; docentes e demais convidados.

*Publicado por Felipe Nopes