AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Egon Vettorazzi assina, junto a outros seis colegas, a coautoria de um projeto arquitetônico sustentável para a implementação do EcoParque Itaipu

A comunidade arquitetônica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem um novo motivo de orgulho: Egon Vettorazzi, doutor em Projeto de Arquitetura e Urbanismo e graduado pela Instituição, recebeu menção honrosa no Concurso Nacional de Arquitetura EcoParque Itaipu. O projeto, coassinado por Vettorazzi e outros seis colegas, destacou-se entre 198 inscritos, evidenciando o talento de equipes profissionais do interior do país na elaboração de trabalhos de relevância nacional.

A proposta desenvolvida pela equipe foi para o EcoParque Itaipu, um ambicioso projeto sustentável a ser implantado em uma das áreas verdes remanescentes da Mata Atlântica em Foz do Iguaçu. Com um terreno de 1.140.000m², o parque tem como objetivo beneficiar a comunidade local e se tornar referência de visitação para a cidade. “O principal desafio da proposta foi integrar as diferentes atividades previstas para o parque com o mínimo impacto no ambiente natural possível”, destaca o arquiteto.

Ele e a equipe implementaram uma série de medidas visando a sustentabilidade. Graças à expertise única de cada membro, foi possível incorporar práticas de eficiência energética, aplicar técnicas construtivas adaptadas ao clima e cultura locais, promover a arquitetura bioclimática, priorizar a educação ambiental e enfatizar a preservação da biodiversidade. 

O trabalho colaborativo contribuiu significativamente para o resultado final, com especialistas em detalhamento construtivo garantindo a sustentabilidade dos materiais utilizados, além da otimização de obras, custos e orçamentos. O projeto também se beneficiou das competências da equipe em modelagem e simulação em BIM e CAD e em integração de tecnologias de inteligência artificial. Além disso, consultores especializados ofereceram orientação sobre aspectos críticos do projeto, incluindo a redução das emissões de CO2, técnicas de bioconstrução, sistemas de reaproveitamento de água e paisagismo.

Todas as contribuições convergiram para um projeto que priorizou a qualidade de vida através do incentivo à prática de atividades físicas, lazer, contato com a natureza, espaços inclusivos e acessíveis e integração social. “Fico feliz por vários aspectos. Em geral, as premiações em nível nacional são mais comuns para grandes escritórios de capitais – não é tão frequente equipes do interior serem reconhecidas através de premiações. A premiação também é, de certo modo, um reconhecimento de que se pode realizar projetos de qualidade mesmo fora dos grandes centros e com equipes pequenas", finaliza Vettorazzi.

Sobre a equipe

Egon Vettorazzi é Doutor em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental e Arquiteto e Urbanista formado pela Unisc em 2007. Atualmente, reside em Foz do Iguaçu, onde atua como professor e pesquisador. Egon foi responsável pelo projeto arquitetônico, desempenho térmoenergético da edificação, estratégias passivas e sustentabilidade dos materiais.

Outros membros da equipe incluem Thais Aline Soares, Marcelo Langner, Isabela Bispo dos Santos, Aline Helena Barbosa, Thomas Vinícius Ferrari Pereira e Pedro Henrique Martins, todos profissionais destacados em suas respectivas áreas. A equipe contou ainda com a consultoria de António José Pereira de Figueiredo, Edward Richards e Leila Paschoalloto.

Sobre o concurso EcoParque Itaipu

O Concurso Nacional de Arquitetura EcoParque Itaipu foi lançado pela Itaipu Binacional, empresa pertencente ao Brasil e ao Paraguai, e responsável pela administração da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A iniciativa, que reuniu ideias e projetos para a criação de um parque sustentável e inovador na área da usina, foi aberta a profissionais e estudantes de todo o país e reconheceu as melhores propostas com prêmios e menções honrosas.

 Carolina Goettems de Oliveira Appel
Estagiária de Jornalismo supervisionada pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152

Foto: Site Concurso EcoParque Itaipu/Divulgação

egon1

Egon Vettorazzi (o primeiro de pé, da esquerda para a direita), egresso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc, recebeu menção honrosa pela coautoria de projeto  arquitetônico sustentável para o EcoParque Itaipu 

MENU PRINCIPAL