Ex-aluno da Instituição atua como engenheiro de projetos na Apple

O curso de Engenharia da Computação promoveu um bate-papo com o egresso Felipe Henes, que possui larga experiência no projeto de ASIC - Circuitos Integrados de Aplicação Específica. Sua carreira começou ainda na Unisc, como bolsista em projetos de Iniciação Científica e por meio de uma parceria com a empresa Datacom, do ramo de redes de comunicação de dados. Ele conta que a experiência adquirida nessas oportunidades permitiu a expansão de seus conhecimentos sobre tópicos vistos em sala de aula.

Felipe realizou seu mestrado em eletrônica na UFSM, tendo trabalhado na SMDH, empresa de desenvolvimento de circuitos integrados, na época localizada na própria Universidade. Posteriormente, em 2011, foi trabalhar no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde atuou no projeto, na fabricação e na comercialização de circuitos integrados para diferentes aplicações na área de semicondutores.

Em 2017, mudou-se para a Alemanha para trabalhar na Dialog Semiconductor, como engenheiro de projeto digital sênior. Esse trabalho oportunizou sua entrada na Apple, em 2020, como engenheiro de projetos de SoC (System-on-Chip). Durante a conversa realizada no dia 2 de julho, foram discutidos diversos assuntos, como o cenário da microeletrônica no Brasil e no exterior, oportunidades no setor e histórias sobre a sua trajetória profissional.

Como mensagem aos alunos do curso, destacou o papel da Universidade na sua formação e na sua vida: "A Unisc proporcionou toda a base para que eu pudesse me aperfeiçoar e ter oportunidades. Estudem muito e aproveitem as ofertas de bolsas e estágios que a Universidade oferece. É necessário que o profissional esteja preparado para ser bem-sucedido em microeletrônica, podendo trabalhar em qualquer lugar do mundo", ressaltou.