Divulgação

A mestre e egressa do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, Juliana da Rosa Wendt, participou do 22nd WONCA World Conference of Family Doctors (WONCA 2018), conferência mundial dos médicos de família e comunidade. Com o tema Primary Care in the Future: Professional Excellence, o evento foi realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, na cidade de Seul, na Coréia do Sul.

Na cerimônia, a mestre apresentou os trabalhos Brazilian Primary Care Physicians’ Job Satisfaction: a Cross-sectional Exploratory National Study (comunicação oral); A Cross-Sectional Study on Physical Activity among Brazilian Primary Care PhysiciansA Cross-sectional Study on Smoking and Alcohol Use among Brazilian Primary Care Physicians; eReasons for Leaving Family Health Strategy Jobs: a Study among Brazilian Primary Care Physicians.

Essas obras, orientadas pela professora Hildegard Hedwig Pohl e coorientadas pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug, ambas do PPGPS, originaram-se a partir da dissertação Medicina de família e comunidade no Brasil: perfil, satisfação com o trabalho e qualidade da Atenção Primária à Saúde. Desenvolvida pela Unisc, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Saúde, a pesquisa teve por objetivos traçar um perfil sociodemográfico e ocupacional dos médicos de família e comunidade brasileiros, da qualidade da Atenção Primária à Saúde por eles prestada e a satisfação destes com o trabalho, verificando a associação entre essas variáveis.

No evento, houve diversas oficinas, palestras e mesas-redondas, que abordaram o tema da promoção da saúde a partir do fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade como especialidade e da Atenção Primária à Saúde como norteadora dos sistemas de saúde. Juliana destacou que foi muito relevante a sua participação na conferência, pois possibilitou a integração com pesquisadores de universidades do mundo inteiro sobre a temática da Medicina de Família e Comunidade. A mestre também enfatizou que o evento contribuiu para a divulgação dos trabalhos e dos projetos realizados na Unisc, além do enriquecimento e do aprimoramento das atividades desenvolvidas.