A egressa do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGD) e integrante do grupo de pesquisa Gestão Local e Políticas Públicas​, Daniela Arguilar Camargo, vai representar o Brasil no 10º Congresso Mundial de Direito Constitucional, que acontece em Seoul, na Coreia do Sul, de 18 a 22 de junho, com o tema Conflitos violentos, construção da paz e Direito Constitucional, organizado pelo The International Association of Constitutional Law (IACL).  Orientada pelo professor Ricardo Hermany, Daniela, que é natural de Agudo, foi aprovada para o encontro e ganhou uma bolsa concedida pelo governo coreano que cobre todos os custos da estada, inclusive passagens aéreas.

Sobre o processo seletivo para a bolsa de estudos oportunizada pelo governo coreano, ​ela revelou que os candidatos foram selecionados de acordo com a relevância do artigo submetido, bem como a análise da carta de recomendação. “Para minha surpresa, três semanas após o envio da documentação a resposta da concessão de bolsa já estava disponível. A pesquisa, a parceria com os professores da Unisc e a persistência fazem com que oportunidades assim sejam conquistadas por nós estudantes", ressaltou Daniela​.

O evento conta com 27 workshops, distribuídos entre as mais diversas áreas. Para participar de um deles, Daniela encaminhou o artigo elaborado em parceria com o professor Ricardo Hermany, que fala sobre o fluxo migratório dos venezuelanos para o Brasil e seus reflexos para os municípios fronteiriços, utilizando teorias de base como ferramentas de auxílio para esses municípios. Encerrada a primeira semana de apresentações e sessões plenárias, a brasileira vai participar de uma segunda semana de estudos intensivos sobre o direito constitucional coreano.

Além de divulgar o trabalho realizado e trocar informações com outros pesquisadores durante 14 dias na Coreia, Daniela frisou que a viagem se configura em uma chance de estender o campo de pesquisa para o doutorado que deve iniciar em breve. “Participar de um evento com tanta importância e poder discutir temas de tamanha relevância com pessoas do mundo inteiro é uma grande oportunidade, principalmente por tratar de assuntos que também foram debatidos no grupo de pesquisa e nas aulas de mestrado em Direito na Unisc”, salientou.

*Publicado por Josemar Santos