O 3º Seminário Les Doctoriales está com as pré-inscrições abertas, até o dia 5 de setembro. O evento que acontecerá em Porto Alegre, na Fábrica do Futuro, entre os dias 22 e 23 de novembro, tem como objetivo aproximar os doutorandos de diferentes áreas do conhecimento ao mundo profissional e socioeconômico. A proposta do programa, inspirado no modelo francês, é capacitá-los a identificar suas competências como pesquisadores e confrontá-las às necessidades do mercado de trabalho.

A Unisc vai selecionar doutorandos de quatro programas da Universidade que vão participar do seminário, juntamente com alunos de doutorado de mais 13 universidades gaúchas. Neste ano, o seminário que tem como tema Tecnologias de Impacto Social, vai desafiar os estudantes durante dois dias em uma série de atividades como o Desafio 24hInnov, a elaborar projetos inovadores e transdisciplinares, que respondam a grandes desafios enfrentados pelas organizações e empresas. Uma banca formada por empresários gaúchos irá julgar os projetos e premiar os três primeiros colocados.

A pré-inscrição pode ser realizada em www.afpoa.com.br/doctoriales, acompanhada de uma carta que deve ser enviada para o e-maildoctoriales@afpoa.com.br, explicando, em 8 a 10 linhas, qual a motivação para participar do Les Doctoriales. Nessa carta, deve constar também o link para o currículo Lattes atualizado.

A economista e doutora em Desenvolvimento Regional, Vonia Engel, participou do seminário Les Doctoriales em 2015, representando a Unisc. Para ela, foi uma  oportunidade inesquecível de exercitar a aplicabilidade da pesquisa, aprender mais e qualificar a rede de contatos, conforme o vídeo abaixo:

*Publicado por Josemar Santos