A ideia de pesquisa surgiu já que a implementação de Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) está sendo estimulada mundialmente desde 2015

Dentro da programação da IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 27 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a IV Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “STEWARDSHIP BRASIL: avaliação nacional dos programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em unidade de terapia intensiva pediátrica dos hospitais brasileiros”, da doutoranda em Promoção da Saúde pela Unisc, Eliane Carlosso Krummenauer, com orientação da professora Jane Dagmar Pollo Renner. Segundo ela, a ideia de pesquisa surgiu já que a implementação de Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) está sendo estimulada mundialmente desde 2015 com o objetivo de otimizar o uso de antimicrobianos, prevenir a disseminação da Resistência Microbiana (RM) e diminuir os custos desnecessários com assistência à saúde. Assim, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incentiva essa estratégia para prevenir a seleção e a disseminação de microrganismos resistentes no Brasil.

“Nesse sentido, a GVIMS/GGTES/ANVISA disponibilizou em 2019 a primeira avaliação Nacional dos Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos em Serviços de Saúde para ser realizada pelos hospitais em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Em 2022, no segundo inquérito, além da UTI adulto foi expandida a avaliação para serviços de UTI pediátrica. A ideia é avaliar o atual panorama nacional da implementação dos PGA nos hospitais brasileiros, ofertar uma ferramenta para as instituições avaliarem seu nível de implementação, possibilitando assim a identificação dos seus pontos fortes e das suas principais lacunas de forma a promover ações de melhoria locais, além de fornecer os subsídios para direcionar as ações nacionais, estaduais e municipais para a promoção da implementação do PGA nos serviços de saúde de todo país”, fala.

Nas considerações finais, houve um aumento do número de participantes da avaliação neste segundo inquérito, o que permite avaliar de forma ampliada o cenário do PGA no Brasil. Esta estratégia permitiu identificar também o panorama dos programas em hospitais gerais e de UTI Pediátrica, além da UTI Adulto.

“O inquérito revelou a necessidade do fortalecimento de uma cultura organizacional de apoio com tempo dos profissionais dedicado para o PGA, com uma estrutura organizacional definida e um time operacional consistente. Embora as orientações para o estabelecimento desses programas sejam relativamente recentes no Brasil, esses resultados são importantes para fomentar a elaboração e revisão de estratégias de implementação dos PGA nos hospitais, incentivando o uso otimizado e racional de antimicrobianos.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro em unisc.br/mestradoedoutorado.

Eliane Divulgação

Eliane Carlosso Krummenauer