Carine Josiéle Wendland faz doutorado em Educação pela Unisc

Nesta sexta-feira, 24, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carine Josiéle Wendland, relata o período em que esteve no México. Ela participou do doutorado-sanduíche na Universidad Autonóma Nacional do México, no México, com a pesquisa Interculturalidade da terra no estar-sendo latino-americano, com orientação da professora Ana Luisa Teixeira Menezes, na Unisc, e Antônio Carillo Avelar e Andrea Olmos no período em que esteve no México. Participou também em atividades acadêmicas de investigação dentro da Licenciatura em Educação Indígena da Universidad Pedagógica Nacional.

A conversa será na sala 1002, bloco 10, a partir das 9 horas, ou via Google Meet pelo link meet.google.com/utg-fwsi-cza . Carine vai poder contar a experiência que foi vivenciar um outro país. “Sair e ver outros mundos é uma das coisas mais bonitas que eu acho que se pode ter, tanto para experiência acadêmica, quanto pessoal, de vida. Então, foi muito lindo!”, ressalta.

Se pudesse, Carine ainda teria ficado mais tempo no México. “O país tem uma riqueza cultural enorme, tanto quanto o Brasil, e isso também é positivo, você sair da ilha e ver de fora como é o Brasil, a riqueza que tem, por exemplo, na temática indígena, que é onde eu também caminho, ver que no Brasil temos mais de 300 etnias e mais de 200 línguas, mas lá também temos muitas etnias, eu conheci muitas de perto. A temática principal da minha pesquisa é a terra, então, como se dão as percepções sobre a terra dentro da nossa América Latina e Profunda.”

Durante a estadia, Carine também esteve na Universidad Pedagógica Nacional em que acompanhou aulas e um grupo de estudos sobre educação ambiental, além de duas turmas de licenciatura em educação indígena. “Mas não fiquei só ali. Posso dizer que me desloquei muito nesse período, sempre com o viés de estar geoculturalmente situada, por exemplo, eu fui para Chiapas, que era o Sul do México, mas também fui para Tijuana, justamente para ver os contrastes e este pensamento latino-americano que se desloca de ponta a ponta”, complementa.

Carine ficou cerca de 6 meses no México, entre novembro de 2023 e abril deste ano por meio do doutorado-sanduíche, com bolsa do Programa de Doutorado - Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

650221AF 5A3C 4F11 AC08 51B1C2895532