O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGDR) fez parte da edição de 2019 da Escola de Verão, na Áustria. O evento aconteceu em outubro na Universität Innsbruck, tendo sido Unisc representada pelas professoras Virgínia Elisabeta Etges e Erica Karnopp e pelas doutorandas Emanuele Mantovani e Graciela Alves de Borba Novakowski.

A primeira edição ocorreu na Unisc, há três anos, como Escola de Inverno. Na sequência, se tornou itinerante, indo para as demais universidades promotoras, a Unijuí e a Universität de Innsbruck. Em 2020 quem a sede será a quarta universidade promotora, a Furb, de Blumenau. Na prática, a Escola de Inverno é uma atividade com alguns dias de duração, em que se realiza a imersão de professores e doutorandos nos projetos de pesquisa dos doutorandos, que darão base à sua tese de conclusão do curso.

Para a professora Virginia Etges, a possibilidade de conhecer o trabalho de pesquisa e a troca de experiências entre os pesquisadores participantes foram os resultados mais importantes deste evento. “Em Innsbruck, tivemos a oportunidade de dialogar e trocar experiências com pesquisadores que trabalham temas relacionados ao Desenvolvimento Regional e de conhecer pesquisas que estão em andamento, como Interconexões entre Reservas da Biosfera, Nachhaltige Hüttenbetrieb (Turismo de Montanha nos Alpes), Forest Ecosystem Services, entre outros”, explica.

A doutoranda Emanuele Mantovani conta sobre a experiência de apresentar o seu projeto de tese na Escola de Verão. “Eu trabalho com uma área que é relativamente nova no Desenvolvimento Regional, que são os Estudos de Gênero e, ao mesmo tempo, em que é uma pesquisa interessante e boa de fazer, é também uma pesquisa que impõe alguns desafios principalmente teóricos e metodológicos. Ter a oportunidade de discutir a minha pesquisa com professores de outros programas e com os professores e colegas da Áustria foi muito enriquecedora”, relata. Além disso, ela destaca que foi interessante poder conhecer a cidade de Innsbruck, assim como a região onde estavam, na Áustria, e parte do Tirol italiano, em visitas técnicas relacionadas à Escola.

Em Innsbruck, a equipe da Unisc participou, ainda, das comemorações dos 350 anos daquela universidade. O nome da Unisc consta numa placa alusiva às universidades que têm convênio há mais tempo com a universidade austríaca.

Essa edição da Escola de Verão foi organizada pelo Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, sob a coordenação do professor Martin Coy, e teve como tema Desenvolvimento regional e os desafios da transformação socioambiental. Essa atividade é uma sequência de duas Escolas de Inverno realizadas, sendo a pioneira na Unisc, em 2017.