Dentro da programação da IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 27 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a IV Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título Os processos cognitivos na leitura em língua inglesa para fins acadêmicos: o papel da tradução automática como suporte para a aquisição lexical e a compreensão leitora”, da doutora em Letras pela Unisc, Débora Ache Borsatti, com orientação da professora Rosângela Gabriel. Segundo ela, a pesquisa surgiu a partir da experiência como professora de inglês na Unisc Idiomas, onde pôde observar a necessidade dos estudantes de pós-graduação em desenvolver a habilidade de compreender textos em inglês, tanto para a aprovação no exame de proficiência, quanto para a realização das leituras exigidas pelo curso.

“O Programa de Pós-Graduação em Letras se dedica ao estudo da leitura e minha pesquisa faz parte da linha de pesquisa de estudos linguísticos e cognição, então, em uma perspectiva cognitiva, surgiu o meu interesse em estudar os processos de compreensão de uma leitura, com fins acadêmicos, realizada em uma língua adicional, porém, sem que haja uma proficiência por parte do leitor. Além disso, minha experiência como docente conduziu a ideia de pesquisas sobre o uso do tradutor como uma ferramenta pedagógica para a compreensão leitora em inglês para fins acadêmicos”, fala.

A pesquisa foi desenvolvida com 18 estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e envolveu uma intervenção pedagógica realizada através de um curso com duração de 45 horas, no qual os participantes foram divididos em dois grupos. “O grupo A foi o grupo de controle que recebeu uma instrução tradicional para proficiência em leitura. Já o grupo B, foi o grupo experimental e recebeu uma instrução semelhante ao grupo A, porém com ênfase em atividades envolvendo o uso do tradutor como uma ferramenta pedagógica, através de instrução explícita sobre os diferentes usos desse recurso como suporte para a compreensão leitora em inglês.”

O resultado da pesquisa mostrou que o grupo que recebeu a instrução com o uso do tradutor, apresentou melhor desempenho nos pós-testes, tanto nas atividades envolvendo compreensão leitora, quanto nos testes que mediram a aquisição de vocabulário. “Isso evidencia que  a instrução explícita sobre o uso do tradutor pode beneficiar os leitores nesses quesitos e que a ferramenta pode ser uma importante aliada do professor de língua adicional no ensino de leitura.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Letras.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

debora divulgação

Débora Ache Borsatti