Divulgação

A primeira edição do WInn Analysis 2018 – Workshop on Innovations in Chemical and Biological Analysis teve como tema o desenvolvimento de dispositivos portáteis e/ou de baixo custo, preparo de amostras, análise química com smartphones e termografia no infravermelho. O evento ocorreu no dia 19 de julho, nas dependências do Cepetro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e foi organizado pelos professores dos departamentos de Tecnologia e Ciência dos Alimentos e de Química da UFSM, Juliano Smanioto Barin e Fabio Andrei Duarte, respectivamente, juntamente com o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Adilson Ben da Costa.

Ao todo, o evento obteve 60 participantes inscritos de cinco universidades – UFSM, Unisc, UTFPR, Ufrgs e Unipampa. Do Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc, participaram também o professor do Departamento de Computação, Gilson Helfer, e os estudantes Ronaldo Santos Bastos e Iberê Damé Teixeira, do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais; Luiza Balmann, Cristiane Pappis e Jássica Rutsatz, do curso de Química; Guilherme Machado, do curso de Ciência da Computação; e Roberta Oliveira Santos, bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes.

A programação do evento contou com seis palestras sobre novas tecnologias analíticas, seguidas de atividades práticas demonstrativas, nas quais os experimentos foram testados e apresentados ao público. A próxima edição do WInn Analysis deverá ocorrer em 2019, na Unisc.

​*Publicado por Felipe Nopes