Divulgação

Entre os dias 15 e 17 de novembro, a professora Ana Cláudia Munari, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unisc, participou da 4ª Conference International Society of Intermedial Studies, realizada na cidade de Hangzhou, na China. Os encontros ocorreram na Hangzhou Normal University, onde foi debatido o tema Intermedial Practice and Theory in Comparison (Prática intermidial e a Teoria em Estudos Comparados).

Na oportunidade, a docente apresentou alguns resultados da pesquisa que vem desenvolvendo em seus estudos de pós-doutoramento, que estão sendo realizados, desde agosto deste ano, na Linnaeus University, em Växjö, na Suécia, e que estão conectados ao projeto desenvolvido no PPPGL com a participação de orientandos e bolsistas voluntários.

Intermediality in Contemporary Brazilian Literature, apresentado em um dos painéis do evento, mostra algumas relações entre as obras de escritores brasileiros selecionados pela Revista Granta ou ganhadoras do Prêmio Jabuti de Melhor Romance, e mídias não verbais, como a fotografia e a imagem gráfica. Parte do projeto Intermidialidade: objetos, teorias e práticas, o trabalho tem a participação das mestrandas Helena Jungblut e Ádria Graziele, do doutorando José Arlei Cardoso e dos alunos do curso de Letras, Giulio Daniel Melo e Eduardo Cezar da Silveira, bolsistas voluntários.

Na Linnaeus University, a professora faz parte do IMS – Centre for Intermedial and Multimodal Studies, um núcleo interdisciplinar que abarca estudos em Literatura Comparada, Comunicação, Linguística, Cinema, Música e Artes em geral. O IMS e também a Sociedade Internacional em Intermidialidade, organizadora do evento, são liderados pelo supervisor do pós-doutorado de Ana Cláudia, professor Lars Elleström.