Professora Cheron na conferência de encerramento das atividades
Estudantes e professores com a coordenadora do curso de mestrado, María del Carmen Millán (ao centro)

A convite da diretora de Pós-Graduação do Instituto de la Familia da Universidad de La Sabana, na Colômbia, María del Carmen Docal Millán, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc, Cheron Zanini Moretti, participou de várias atividades acadêmicas na instituição colombiana.

A primeira delas, uma roda de conversa com professores e pesquisadores do Instituto da Família sobre Investigación participativa y sistematización de experiência en programas de posgrado, ocorreu no dia 15 de maio. Na oportunidade, Cheron apresentou a Unisc e o PPGEdu e introduziu sua experiência como pesquisadora na educação do campo e na pedagogia da alternância. O propósito era o de compartilhar proposta metodológica de pesquisa a partir da “experiência” e da “participação”, tendo a família no centro pedagógico.

Além disso, a docente também apresentou as relações de trabalho em grupo de pesquisa (entre graduandos, mestrandos e doutorandos) e interinstitucionais (no caso, a colaboração entre integrantes do GP Mediações Pedagógicas e Cidadania, da Unisinos, e o GP Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais, da Unisc), assim como a publicação de resultados de pesquisas (livros e artigos).

Já nos dias 16 e 17 de maio, foi realizada a jornada de intensificação de estudos (bancas de qualificação de projetos de pesquisa em nível de mestrado) do programa interdisciplinar da Maestría en Asesoria Familiar y Gestón de Programas para la Familia, da qual Cheron participou da banca avaliadora como convidada internacional/estrangeira.

As pesquisas de mestrado têm como foco as famílias colombianas em diferentes contextos (representações sociais, migrações e deslocamentos forçados, conflito armado, violência intrafamiliar, trabalho infantil, mulheres expatriadas, processos educativos, entre outros) e, em sua maioria, buscam identificar e compreender os impactos nas relações familiares no tempo presente, através das vozes de adolescentes, crianças e mulheres. Ao todo, foram avaliados 14 projetos de pesquisa.

“Na abertura dessa jornada, contamos com a apresentação dos Retos de los Objetivos de Desarrollo Sostenible con Perspectiva de Familia, feita pela diretora do Instituto da Família, Ana Margarita Romero de Wills, que informou a participação de mais de 190 países, na ONU, na elaboração dos 17 objetivos e das 169 metas para o desenvolvimento sustentável, em que a perspectiva da família tem um papel fundamental. A diretora enfatizou que essa agenda, para 2030, gira em torno de cinco eixos: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Alianças”, conta Cheron.

Para encerrar a jornada de trabalho, a docente da Unisc foi responsável pela conferência final da programação de atividades com os estudantes do curso de mestrado, intitulada Pedagogía de la alternancia: investigación, educación y sistematización de experiência, sendo o assunto parte da discussão metodológica e epistemológica da pesquisa que Cheron desenvolve atualmente sobre (Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência junto à Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, no PPGEdu da Unisc.

Você noticia