Foto: Divulgação

A convite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Montenegro, a coordenadora do curso de Administração da Unisc Montenegro, professora Ione Sardão, palestrou no dia 26 de setembro, no auditório do campus, sobre o tema Serviço Público: princípios, finalidades e desafios dentro da Gestão Escolar. O público-alvo foram diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Smec.

A partir do exposto, foi possível destacar a importância do cumprimento dos princípios constitucionais – legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência – para o atingimento dos resultados esperados pela comunidade escolar na prestação de serviços à população. Segundo Ione, esses princípios se constituem mutuamente e fornecem as diretrizes na sequência do sistema público, que devem ser seguidas por todos na aplicação da lei. “Eles determinam a obrigação do administrador de justificar suas tomadas de decisões, pois o agente público deverá tão somente realizar e executar suas ações apenas no que a lei concerne e permite”, apontou.

Para a docente, é possível afirmar que a eficiência na Gestão Escolar deve ser de maneira a obter resultados pelo melhor emprego dos recursos e dos meios (humanos, materiais e institucionais) e por uma melhor satisfação às necessidades da comunidade escolar num regime de igualdade dos alunos. “A eficiência é um dos deveres do gestor escolar”, observou.

Área de anexos