Felipe Nopes

Com o tema Gênero e desigualdades sociais: políticas públicas na Espanha e Catalunha, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado realizou, no dia 6 de julho, no Memorial da Unisc, a sua Aula Magna. O evento foi conduzido pela professora da Universidade Rovira i Virgili, da Catalunha (Espanha), Maria Luisa Panisello Chavarría. A docente possui mestrado em Saúde Pública e Enfermagem Comunitária pela Universidade de Barcelona e em Ciências da Enfermagem pela Universidade Rovira i Virgili.

Durante a palestra, Maria Luisa enfatizou que, independentemente do local ou do país em que se vive, ainda há predomínio de desigualdades entre os gêneros, prevalecendo atitudes e convenções sociais discriminatórias. Segundo ela, as desigualdades atingem as pessoas no seu ambiente de trabalho, escolar e na sociedade como um todo, sendo necessário que cada país trate essa situação como uma questão de políticas públicas.

A docente revelou também que, na Catalunha, deverá ser criada uma regulamentação de atendimento na rede de saúde, no sentido de diminuir as desigualdades entre os gêneros. Maria Luisa enfatizou que estamos todos na mesma luta, enfrentando as mesmas dificuldades relacionadas a gênero e desigualdades. Salientou também que já houve muita evolução em comparação ao passado, mas que ainda há muito a ser conquistado.

A palestra foi intermediada pela professora Analídia Rodolpho Petry, com presença da docente Vera da Costa Somavilla, as quais estão envolvidas em pesquisas juntamente com Maria Luisa. O objetivo da Aula Magna foi destacar a necessidade do tema apresentado ser tratado em âmbito acadêmico, evidenciando que a evolução do assunto tem se tornado cada vez mais importante também na área da saúde.

A coordenadora do PPGPS, Silvia Isabel Rech Franke, ressaltou que a visita da professora Maria Luisa foi apenas o início do alinhamento de pesquisas com o Programa, visto que a mesma já está integrada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde (Geps), coordenado pela docente do PPGPS, Suzane Frantz Krug.

​*Publicado por Felipe Nopes