AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foi realizado nos dias 24 e 26 de agosto o Viva a Diferença: III Semana de Inclusão e Acessibilidade da Unisc. Organizado pelo o Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac), pela Comissão de Acessibilidade e pelo Projeto de Extensão Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação do curso de Fisioterapia da Unisc, o evento também foi alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla. 

No dia 24 de agosto, via google meet, foi realizada uma roda de conversa, com o tema Existir, persistir e incluir: falas potentes, tendo como convidados Isabel Bortoluzzi (acadêmica de Direito da UFN), Lisandra Metzs (idealizadora e cofundadora do projeto Realidade Acessível) e Diego Muller (idealizador e cofundador do projeto Realidade Acessível).

Já no dia 26, com transmissão pelo youtube, foi debatida a temática O papel do esporte na vida das pessoas com deficiência, com Eliandro de Freitas (atleta de basquete em cadeira de rodas da Associação Santa-Cruzense de Portadores de Deficiência Física - Aspede), Celso Bobrowski (técnico da Aspede) e Letícia Bauermann (atleta de judô e estudante de Educação Física da Unisc). “Esses momentos são potentes e ressaltam a necessidade de ações voltadas para a inclusão e acessibilidade, destacando o protagonismo da pessoa com deficiência e possibilitando a todos conhecerem diferentes formas de ser e estar no mundo”, revelou a coordenadora do Naac, Raquel Ribas Fialho.

A participação da comunidade estudantil, docentes, técnicos administrativos e comunidade em geral foi expressiva, com excelentes discussões e depoimentos, que despertaram a emoção do público e da equipe organizadora, vez que a superação, o respeito ao outro, o não capacitismo, a acessibilidade em todas as suas dimensões e a inclusão foram amplamente abordados. “As atividades proporcionaram conhecermos histórias que sensibilizam, inspiram e que estas poderiam ser contadas por meio de uma publicação coletiva, em blog, livro, e-book”, destacou a coordenadora da Comissão de Acessibilidade, Carla Lavínia Pacheco, desafiando os convidados para pensarem nessa possibilidade.

No dia 28 de agosto, no ginásio pedagógico da Unisc, ainda ocorreu o jogo amistoso de basquete em cadeira de rodas entre a UniCo Aspede e a Cidef Caxias do Sul, organizado pela Aspede e pela equipe do Projeto de Extensão Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação, com apoio do curso de Educação Física e da Asscom Unisc.  “Todos os momentos ao longo da semana foram muito integradores, humanizados e intensos, considerando que estamos há meses em isolamento social pela pandemia, além de propiciar uma formação acadêmica diferenciada e contextualizada com a realidade”, frisou a coordenadora do projeto, Patrícia Roveda.

MENU PRINCIPAL