Fotos: Felipe Nopes

O curso de Fisioterapia realizou nesta quarta-feira, 11 de outubro, no Centro de Convivência da Unisc, uma roda aberta de Danças Circulares para celebrar o Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro). A atividade, conduzida pela professora Valéria Neves Kroeff Mayer, também faz parte da comemoração dos 20 anos do curso de Fisioterapia da Universidade.

“A escolha das Danças Circulares para esse momento festivo foi especial, uma vez que, desde março deste ano, passaram a integrar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde, além de ser, também, um instrumento amoroso de conexão entre as pessoas, que nos permite, ao mesmo tempo, festejar e refletir”, explica a docente.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Danças Circulares Sagradas ou Dança dos Povos, ou simplesmente Dança Circular, é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea, originária de diferentes culturas, que favorece a aprendizagem e a interconexão harmoniosa entre os participantes. O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica, e sim, o sentimento de união de grupo e o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.

*Publicado por Felipe Nopes