Durante esta semana, os cursos de Engenharias, Arquitetura e Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizam a Semana Acadêmica Integrada. As atividades ocorrem no turno da noite e iniciaram na segunda-feira, 12, e encerram nesta sexta, 16. São oferecidas aos estudantes e professores e também abertas à comunidade.

Na segunda, a primeira palestra foi sobre Energia Solar: etapas de um projeto fotovoltaico, com Wagner Silva. Depois, Produção de fertilizantes orgânicos, com o coordenador de meio ambiente da Fundação de Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc), Sebastião Bohrer.

Na terça, o assunto foi P&D em realidade virtual, automação 4.0 e integração ao chão de fábrica juntamente com NR12, com Daniel Decker; seguido de Saneamento 4.0: do analógico ao digital, com Fabrício Butierres, da Augen.

Na quarta, o tema foi Fabricação e aplicação do grafeno: tipologias, características e potenciais do material; com Isabella Borghetti e Gabriela Gobbi, da Boomatech; e Uso de redes industriais com foco em Profinet, com Gilmar Carvalho Da Rosa, da IMG Engenharia.

Nesta quinta, às 19h15, MES3: gestão de processos online, com Sirlei Sulzbach da STW Engenharia. Em seguida, às 21 horas, Etapas do processo de desenvolvimento de soluções inovadoras, com Fabiano Horn, da Imply.

Nesta sexta, às 19h15, haverá palestra sobre A era da internet das coisas: novos modelos de negócios e novas oportunidades, com Fabiano Hessel, da PUC/RS.