Um grupo de 29 acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unisc, acompanhados pelos professores Rafael Guedes de Azevedo, Silvio Cesar Ferreira da Rosa e das funcionárias Daniele Roesch e Taismara Diana Scherer, estão participando de um intercâmbio na Universidad Tecnológica Nacional de San Rafael (UTN), em Mendoza (Argentina).

O grupo saiu de Santa Cruz do Sul no dia 27 de janeiro e retorna no dia 8 de fevereiro. Entre as atividades previstas estão visitas técnicas em Secadero de Frutas, Bodegas, Fábrica de Azeite de Oliva, Plantação de Oliveiras, Distintas Usinas Hidrelétricas (Los Reyunos, Nihuiles), assim como aulas temáticas/teóricas em língua espanhola, frutas secas, usinas hidrelétricas, astronomia, engenharia e gestão, critério de decisão, sistemas de irrigação, desenvolvimento econômico, infraestrutura e patrimônio cultural.

O convênio entre a Unisc e a UTN iniciou em 2007 e vem se fortalecendo a cada ano, proporcionando aos alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul e da UTN conhecimentos e vivências culturais de relevância à formação acadêmica e cidadã pelas relações criadas durante a viagem.

Esse intercâmbio técnico é organizado anualmente pelos cursos de Engenharia da Unisc, proporcionando ao acadêmico o contato com o ambiente real de outro país e cultura, diferentes costumes, idioma e organização, tornando-se, assim, um diferencial na sua formação.

*Publicado por Josemar Santos