AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Estudantes da Escola Municipal Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, participaram da oficina “Primeiros Socorros na Parada Cardíaca e na Obstrução das Vias Aéreas” no último dia 30 de maio. As atividades foram coordenadas pelas professoras Suzane Beatriz Frantz Krug e Dulciane Paiva, integrantes do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia. 

A oficina integra um conjunto de atividades que antecedem a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022 – organizada pela Unisc, com apoio das 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação dos Vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral Norte. A coordenação geral do evento é da professora Cláudia Mendes Mählmann.

Os estudantes e a professora responsável, Cleni Linda, foram recebidos nos laboratórios de Fisioterapia Cardiopulmonar, no Bloco 34, e no de Simulação de Procedimentos de Enfermagem, no Bloco 35. Segundo Dulciane e Suzane, a experiência foi marcante, pois inspiraram os estudantes a pensar na área da saúde como escolha para o vestibular e para suas vidas profissionais. 

A oficina abordou as manobras para ressuscitação cardiopulmonar e de Heimlich, mais conhecida como manobra para o engasgo. Conforme as docentes, foi oportunizado aos alunos a prática desses protocolos, possibilitando exercícios de ressuscitação cardiopulmonar em bonecos simuladores. Os estudantes também puderam interagir com docentes e bolsistas de iniciação científica de Fisioterapia e Enfermagem, além de conhecer a estrutura dos laboratórios. 

Todas as atividades da oficina foram auxiliadas pelos estudantes de Fisioterapia, Jéssica Luiza Pedroso da Silva, Eduarda Silveira e Nicolas de Almeida Ziemann e pelas funcionárias, Helen Letícia da Silva e Bolsista Graciela Peiter, do Laboratório de Simulação de Procedimentos de Enfermagem.

 

 

MENU PRINCIPAL