No dia 27 de agosto, o Curso de Serviço Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou da Conferência Municipal da Assistência Social do município de Sinimbu. A representante da Universidade, professora Eunice Maria Viccari, acompanhou o evento e contribuiu para os debates dos cinco eixos da conferência.

A conferência ocorreu de forma híbrida, com a presença de gestores do município, usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), agentes de saúde e profissionais de outras políticas sociais.

Após a discussão dos cinco eixos os participantes do momento fizeram proposições e escolheram os representantes do município para a Conferência Estadual de Assistência Social, que vai acontecer no mês de outubro.

Eixos debatidos em 2021

Em 2021, foram debatidas as seguintes temáticas: “Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”; “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”; “Controle social: O lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários”; “Gestão e acesso às seguranças, socioassistenciais e a articulação entre serviços”; e “Atuação do Suas em situações de calamidade pública e seguranças”.