Fotos: Felipe Nopes

Promovidos pelo curso de Pedagogia e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Unisc), o 6º Seminário Nacional de Infância e Educação e o Seminário Institucional do Pibid/Unisc tiveram início nesta segunda-feira, 9 de outubro, na Universidade. A cerimônia de abertura ocorreu à noite, no Auditório Central, com a presença de docentes, de estudantes e de convidados.

Também estiveram presentes a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; o coordenador institucional do Pibid e subchefe do Departamento de Educação, professor Rudimar Serpa de Abreu; a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ieda de Camargo; e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Lígia Maria Hoppe. O evento, que inclui ainda a Semana Acadêmica da Pedagogia e o 1º Encontro de Egressos(as) do Curso de Pedagogia, é comemorativo aos 50 anos do curso de Pedagogia, que já formou mais de 3 mil profissionais de educação.

“Em termos de formação temos bastante tempo e o Pibid está atuando na Universidade há sete anos”, apontou a professora Ieda. Segundo a reitora, são cinco décadas de uma bela trajetória que merece ser comemorada. “O curso de Pedagogia acompanhou o crescimento e a história da Unisc. Esse evento celebra a evolução da educação ao longo dos anos”, salientou. Sobre o Pibid, Carmen destacou se tratar de um programa que permite ao licenciando a integração ao cotidiano das escolas. “Isso é muito importante e agrega muito aos participantes do Pibid”, comentou.

Em seguida, o professor da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, Manuel José Sarmento, deu início à conferência Políticas de infância em tempos de incerteza, abordando, entre outros assuntos, o tempo dividido da infância e a sua administração simbólica. “Cada vez mais é importante pensarmos na criança como membro da sociedade, ou seja, como cidadã”, frisou Sarmento. O docente é pesquisador do Instituto de Estudos da Criança, no campo da Sociologia da Infância, conhecimento surgido na década de 90 que concebe a infância como categoria geracional permanente e a criança como ator social.

Programação

Com o tema Infâncias, docência e democracia, o 6º Seminário Nacional de Infância e Educação dá continuidade ao objetivo de ampliar as discussões teórico-práticas das concepções das infâncias, das políticas educacionais e da pedagogia na perspectiva democrática, tendo em vista os direitos das crianças na construção da qualificação docente e das práticas pedagógicas.

Na sequência da temática, na manhã desta terça-feira, dia 10, no Anfiteatro do bloco 18, as professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Unisc, Maria Carmen Barbosa e Susana Beatriz Fernandes, respectivamente, ministraram o painel Pesquisa com crianças e formação docente. Já no dia 11, às 19h, no Auditório Central, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Léa Tiriba, conduzirá a palestra O direito da criança à natureza.

Também nesta quarta-feira, às 14h, no auditório do Memorial da Unisc, o 1º Encontro de Egressos(as) do Curso de Pedagogia promoverá o painel Trajetória e experiência profissional, com egressas do curso. Além disso, o Seminário Institucional do Pibid/Unisc e a Semana Acadêmica da Pedagogia se integram ao 6º Seminário Nacional de Infância e Educação com programação comum e específica.

Os eventos são promovidos pela coordenação do curso de Pedagogia e do Pibid/Unisc, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado e do Diretório Acadêmico da Pedagogia.

*Publicado por Felipe Nopes