Com a presença de docentes, pesquisadores e estudantes, foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 21 de novembro, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, a segunda parte da 17ª Semana Acadêmica do Curso de Letras e o Seminário Avançado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – Diálogos com Relações Internacionais. O evento também marcou o lançamento do doutorado em Letras, aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A aprovação do doutorado é uma alegria para todos nós. Letras sempre foi um curso de ponta na nossa Universidade e agora vai impulsionar o mestrado, que já diplomou 126 mestres em Letras”, destacou o pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider. “A confirmação do doutorado reflete a maturidade do Programa, ao qual desejamos muito sucesso”, complementou.

Em seguida, a coordenadora adjunta do PPGL, Rosângela Gabriel, anunciou o lançamento da página dos eventos que serão realizados em conjunto pelo PPGL e pelo curso de Letras, em 2017, e da 72ª edição da Revista Signo, que conta com a contribuição de universidades do país e do exterior para o envio de conteúdo. Ambos os lançamentos podem ser acessados em http://www.unisc.br/site/coloquio2016/index.html e http://online.unisc.br/seer/index.php/signo.

Palestra

O evento contou ainda com a participação da professora Leonor Scliar-Cabral, que ministrou a palestra De Saussure aos estudos cognitivos da leitura: 100 anos do curso de Linguística Geral. Leonor é doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela Universidade de Montréal. Pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, coordena o Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenadora do projeto Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional e autora de dezenas de livros e de artigos publicados no Brasil e no exterior. Dedica-se, ainda, à tradução e à produção literária.

Também estiveram presentes no evento a coordenadora do PPGL, Rosane Maria Cardoso; a coordenadora do curso de Letras, Ângela Fronckowiak; e a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin.

*Publicado por Felipe Nopes