O uso incorreto de medicamentos tem se constituído em um problema de saúde pública em todo o mundo, podendo causar reações indesejadas e ocasionar graves danos à saúde da população. Devido à essa constatação, a Lei n° 14.627/14 estabelece a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, que ocorre anualmente de 5 a 11 de maio. Atento aos problemas relacionados à irracionalidade, pelo terceiro ano consecutivo, a Unisc, por meio do curso de Farmácia, da Farmácia-Escola e da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), participa do evento, desenvolvendo diversas atividades.

A farmacêutica da Farmácia-Escola da Unisc, Mênia Brandenburg Back, ressalta que a Universidade já venceu o concurso por duas vezes consecutivas e está em busca da terceira vitória. No entanto, salienta que o mais importante é conseguir conscientizar as pessoas da comunidade sobre a utilização coerente dos medicamentos.

O evento também conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) e das Prefeituras de Santa Cruz e de Vera Cruz.

Programação:

5/05: Capacitação dos agentes de saúde do município de Santa Cruz do Sul, com o professor do curso de Farmácia da Unisc, Ediberto de Oliveira Machado.

6/06: Atividade na Praça Getúlio Vargas das 8h30 às 12h30 horas, com conscientização da população sobre o Uso Racional de Medicamentos, além da verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar, educação em saúde e recolhimento de medicamentos vencidos ou em desuso.

8/06: 1º Seminário de Assistência Farmacêutica Regional - promoção da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

09/05: Palestra sobre Recolhimento de patentes na indústria farmacêutica, com Isabel Grunelvald responsável pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT), das 14 horas às 15 horas.

Sessão de cinema noturna comentada.

09 e 10/05: Palestra com a farmacêutica da Farmácia-Escola Mênia Brandenburg Back e alunos do curso de Farmácia para os pacientes diabéticos e hipertensos atendidos pelo SIS

10/05: Palestra com a farmacêutica da Farmácia-Escola Mênia Brandenburg Back e com os estudantes do curso de Farmácia para os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Educar-se, das 14h às 15h.

*Publicado por Josemar Santos