O curso Desenvolvimento de projetos escolares - Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade recebeu mais de 280 inscrições de professores da Educação Básica, das regiões dos Vales do Rio Pardo, Jacuí-Centro e Taquari. Segundo a coordenadora da Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade, da Unisc, Cláudia Mendes Mählmann, o número de inscritos foi uma surpresa positiva, vez que a expectativa era da participação de aproximadamente 150 professores e professoras, considerando o período de pandemia e por ser a primeira edição do evento. “Mas, o que observamos foi o interesse e o engajamento deles em desenvolver atividades e projetos de pesquisa envolvendo temas tão importantes e atuais quanto aos propostos pelo evento: Inovação e Sustentabilidade”, salientou.

Cláudia Mählmann também reconhece as dificuldades enfrentadas pelos que trabalham na Educação Básica nesse período da pandemia. “Contudo, mesmo tendo tantas e tão diversas atividades que professores e professoras precisam realizar, ainda assim se dispuseram a se capacitar e desenvolverem projetos visando à participação na Feira de Ciências”, enfatizou. A professora ressalta, ainda, que a capacitação é um ponto-chave da Feira de Ciências, porque habilita esses docentes a inscreverem trabalhos nesse evento, que foram produzidos pelos alunos de escolas de ensino básico público, privado e comunitário. Ela lembra aos inscritos que o prazo para a realização desse curso se encerra no dia 30 de agosto.

Quanto à Feira de Ciências, que vai ocorrer entre os dias 20 e 22 de outubro, Cláudia Mählmann frisa que o evento pretende disseminar a ciência a partir do estímulo de vocações científicas e tecnológicas em estudantes dos níveis fundamental e médio, com o intuito de compartilhar conhecimentos provenientes de todas as áreas do saber. Por isso, o evento quer incentivar a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos na Geografia, História, Matemática, Sociologia, Química, Filosofia, Biologia, Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura, Projeto de Vida, Língua Espanhola, Arte, Educação Física, Ensino Religioso e outros.

Para a realização da Feira de Ciências, a Unisc conta com a parceria das instituições que coordenam as atividades do Ensino Básico público, privado e comunitário e, na execução do evento, tem a participação da 6ª CRE de Santa Cruz do Sul.

Para acompanhar as novidades da Feira de Ciências, basta acessar o Instagram, em: https://www.instagram.com/feirade_ciencias/, e o Facebook, no link: https://www.facebook.com/feiradeciencias2021/