Foto: Felipe Nopes

Após 17 meses de atividades, o curso Aprendizagem para Assistente Administrativo – Formação Técnico-Profissional para Aprendizes com Deficiência, oferecido pelo Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), formou a sua primeira turma na tarde desta terça-feira, 19 de junho. A solenidade, realizada na sala 101, bloco 1 da Universidade, foi presidida pela coordenadora geral do Cepru, Luci Elaine Krämer.

A cerimônia também contou com a presença da chefe de Gabinete da Reitoria da Unisc, Carla Pacheco da Rosa; da coordenadora do Setor de Recursos Humanos da Unisc, Juliana da Silva Corrêa; da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Santa Cruz (HSC), Giana Diesel Sebastiany; da diretora da Escola Educar-se, Valderez Maria Kern; e da coordenadora do Setor de Recursos Humanos do HSC, Fernanda Haas, além de demais docentes, técnicos administrativos e familiares dos formandos.

O curso foi estruturado em três módulos, com carga horária total de 1.280 horas, sendo 400 horas de teoria desenvolvidas pelo Cepru e 880 horas de prática aplicada em empresas. O principal objetivo foi proporcionar formação profissional para Assistente Administrativo a pessoas com deficiência.

O curso teve ainda como objetivos capacitar jovens contratados pelas empresas, desenvolvendo as competências necessárias para o exercício da função profissional; propiciar a formação integral do jovem aprendiz com deficiência, criando situações de aprendizagem que o estimulassem a aprender a pensar e a agir, articulando suas habilidades e atitudes em níveis crescentes de complexidade; buscar a inserção profissional dos aprendizes, propiciando sua permanência no mercado de trabalho após o término do contrato de aprendizagem; e desenvolver a concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.

​*Publicado por Felipe Nopes