AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia (CPTBio), da Unisc, desenvolveu o primeiro produto na área da biotecnologia. Trata-se de um kit para extração de DNA denominado DNA Extraction Kit – CPTBio. Segundo o bolsista do projeto, João Pedro Bernardy, a biologia molecular é um setor emergente tanto na medicina laboratorial quanto em pesquisas no âmbito ambiental. Sendo assim, um de seus processos mais fundamentais, a extração de DNA, deve ter garantida qualidade e quantidade.

“Produzimos o kit com o objetivo de reduzir o custo dos processos de extração de DNA, porém utilizando um produto que gera DNA com quantidade e qualidade suficientes, garantindo sucesso nas etapas posteriores”, conta Bernardy, que também é acadêmico do curso de Farmácia da Unisc. O kit já está sendo utilizado em algumas pesquisas da Universidade.

O CPTBio é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Foi criado em 2012 com o objetivo de despertar a capacidade regional para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos, além de fomentar o desenvolvimento da economia local pela inserção de novas empresas de biotecnologia no mercado.

A infraestrutura do CPTBio está localizada no espaço físico do Centro de Excelência de Produtos Oleoquímicos e Biotecnológicos, uma das unidades do Parque Cientifico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc). O setor está vinculado à Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) e é coordenado pela professora Lia Possuelo.

 

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL