A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lançou no mês de agosto uma iniciativa para encontrar soluções inovadoras à  problemáticas do cotidiano da empresa: o Desafio Corsan/Unisc.

Com o lançamento do Desafio, era possível inscrever propostas que gerassem soluções às demandas apresentadas pela Companhia.  Ao todo, nove propostas, entre empresas, projetos de pesquisa e startups, se inscreveram e apresentaram suas ideias no Pitch Day - evento que aconteceu na sexta-feira, 1 de outubro, na Unisc. As melhores propostas poderão ter seus custos de projetos financiados pela Corsan.

O principal objetivo da iniciativa é criar uma ponte entre a Corsan e pesquisadores, empresas e startups da região de Santa Cruz do Sul. Essa aproximação pode colaborar com o desenvolvimento de projetos inovadores que solucionem demandas da Companhia, contando com o auxílio dos ambientes de inovação da Universidade e proporcionando oportunidades aos participantes.

A banca avaliadora das propostas foi composta por: Jonas Kneip Araujo , Gestor do departamento de inovação tecnológica; Flávio Eduardo Soares e Silva, engenheiro eletricista; Sérgio Pereira, Químico; Marluza Górga, química e Chefe de programa especial em pagamento por serviços ambientais; Luciano Aguiar Zingano, Superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação; Moisés Antônio Benvegnu, engenheiro químico; e Filipe Machado Neves, engenheiro químico.

Propostas participantes:

1. Meu Resíduo:se trata de um Software de gestão, registro e rastreabilidade de informações de resíduos. Apresentado por Fabio Tusset, Alison Mann, Aline Strothmann, Douglas Tastch, Rodrigo Maus, Thiago Dias, Renato Ourique, Wilian Franco, Ismael Christmann e Solange Meurer.

2. Desenvolvimento e aplicação de sistemas Wetlands Construídos para o tratamento de lodos oriundos de ETEs e ETAs:se trata da construção e operação de unidades utilizando plantas e materiais filtrantes para o tratamento e disposição de lodos. Apresentado por Gustavo Stolzenberg Colares, Ênio Leandro Machado, Gislayne Alves Oliveira e Lúcia Ribeiro Rodrigues.

3. Bioconversão de resíduos orgânicos utilizando Hermetia illucens:se trata da utilização de larvas de Hermetia illucens para bioconverter os resíduos do tratamento de água e efluentes, gerando produtos com valor agregado. Apresentado por Daniela da Costa e Silva, Daiana Elisa Meurer, Cleder Pezzini, Andreas Köhler e Ana Lucia Köhler.

4. 4Box Pesquisa e Desenvolvimento: se trata de uma unidade de gerenciamento de lodo de ETE por sistema de Wetlands construídos. Apresentado por Alexandre Straatmann e Andrius Priebnow.

5. Flowy: se trata de uma plataforma Saas para estruturação, coleta, orquestração e extração de dados. Apresentado por Fábio Tusset, Alison Mann, Fernando Stanck, Albert Geiger e Evandro Dalbosco.

6. Projeto 3W: prevê o desenvolvimento de um sistema inteligente baseado na plataforma Elipse E3 (já usada na Corsan) com funções adicionais específicas para o setor de concessões prestadoras de serviços de abastecimento de água e coleta de tratamento de esgotos. Apresentado por Gilvan Menegotto, Emerson Guerreiro, Bruno Pilla, Rafael Adamatti, Alexandre Balestrin Corrêa e Tiago dos Santos Torre.

7. EasyTrat: se trata da otimização da eficiência de sistema de tratamento individual de esgoto. Apresentado por Bruno Deprá, Victor Stive Flores Gómez, André Vilhena de Oliveira e Fabrício Weiss.

8. Conífera Engenharia de Meio Ambiente: se trata da proteção e recomposição de áreas degradadas a montante dos pontos de captação da Corsan, por meio do plantio de grama Vetiver. Apresentado por Andrius Priebnow e Robson Wendel.

9. Biorotari - Soluções biológicas para Água e Efluentes:se trata do desenvolvimento de um produto biorremediador clarificante de efluentes e águas, que terá como principal função a redução de sólidos suspensos, turbidez, bactérias livres e microalgas, e concomitante melhora a sedimentação do lodo. Apresentado por Jéssica Leal Batista e Fabrício Ferreira Luz.