AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foto: Jacson Miguel Stülp/CaseMKT

 

Um debate a respeito de uma nova forma de contratação de profissionais para as empresas de tecnologia de informação foi realizado nesta quarta-feira, dia 14 de março, durante a reunião-almoço da associação das empresas do setor, a Ativales, ocorrida no Quiosque da Praça, em Santa Cruz do Sul. O evento contou com a participação de representantes de mais de 20 empresas da área e foi conduzido pelo presidente da Ativales e coordenador do APL de TI dos Vales do Rio Pardo e do Taquari, Eduardo Bittencourt.

O assunto cooperativas de trabalho veio à tona a partir da flexibilização da legislação trabalhista e, para discorrer sobre o tema, participou a técnica em Relacionamento da Seven Cooperativa de Trabalho, Tatiane Lilian dos Santos. A empresa possui sede em São Paulo e uma extensão em Canoas. Segundo Tatiane, atualmente o custo do empresário é muito alto, assim como daquelas pessoas que fazem uso de pessoa jurídica ou microempreendedores individuais. Assim, a cooperativa de trabalho surge como alternativa para diminuir o custo do empresário e do profissional.

“Como cooperado, o profissional vai ter a vantagem de receber um valor líquido maior e a gente oferece benefícios num valor menor, por livre adesão. Vai ser sempre descontado do profissional, já que a empresa não participa. Uma vez que o profissional se torna um cooperado, ele é alocado pela Seven, via contrato de prestação de serviços. A opção de valores de salários e de benefícios sempre vai ser do empresário”, explicou Tatiane.

Bittencourt destacou a importância do tema e observou que esta pode ser uma alternativa para que as empresas possam ser mais competitivas no mercado, a fim de garantir os melhores profissionais com a possibilidade de melhor remuneração. O encontro ainda definiu a participação do APL de TI no encontro de APLs, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 21 de março, na Expoagro Afubra, e vai debater a importância da manutenção da política de arranjos pelo Governo do Estado.

 
*Publicado por Felipe Nopes
MENU PRINCIPAL