Nos dias 30 e 31 de julho, a coordenadora do curso de Computação Licenciatura da Unisc, professora Viviane Müller, participou do Seminário Internacional de Computação na Educação Básica, em Brasília, a convite do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No evento, representou as Licenciaturas em Computação e colaborou na discussão sobre a proposta apresentada pela Comissão da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A proposta apresenta três eixos que compõem a área de Computação: Pensamento Computacional, Mundo Digital; e Cultura Digital, detalhando as competências e habilidades de cada um e como eles podem ser trabalhados ao longo da Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Conforme a docente, tendo como base os Referencias de Formação em Computação, essa é uma área que permeia todas as demais áreas do conhecimento, não sendo mais possível imaginar uma sociedade na qual os indivíduos não necessitem conhecimentos básicos de Computação, tão importantes para a vida na sociedade contemporânea quanto os conhecimentos básicos de Matemática, Filosofia, Física ou outras ciências.  “Diversos países, como Alemanha, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Escócia, França, Inglaterra, Estados Unidos da América, Finlândia, Grécia, Índia, Israel, Japão e Nova Zelândia, entre outros, já passaram a adotar o ensino de Computação nas escolas para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas complexos, bem como para proporcionar aos alunos compreensão e fluência no mundo digital”, destacou.

As propostas apresentadas no Seminário serão votadas por uma comissão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caso seja aprovado, o documento será encaminhado para o MEC e, se for homologado, passará a fazer parte da BNCC. Além dos conselheiros do CNE e de técnicos do MEC, participaram do evento representantes da sociedade civil, como empresários e educadores, bem como dos poderes Legislativo e Executivo.

*Publicado por Josemar Santos