Em uma ação conjunta realizada pela Unisc, por meio do curso de Fisioterapia, em parceria com a Philip Morris do Brasil e a Santa Cruz Ambulância, foi repassado ao Hospital Santa Cruz (HSC) um ventilador mecânico, com o objetivo de contribuir para o combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O equipamento, que é utilizado para a sobrevivência de pacientes com insuficiência respiratória grave após infecção, foi entregue nesta quarta-feira, 29 de abril, na sala 3423 da Universidade de Santa Cruz do Sul.

“Em um cenário de alto impacto, é possível que faltem ventiladores mecânicos, que têm alto custo e, por isso, várias universidades no país, incluindo a Unisc, vêm reabilitando ventiladores ou desenvolvendo projetos de aparelhos de menor custo que possam ser usados em situações de emergência”, disse a professora do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Dulciane Paiva, responsável pela reabilitação do ventilador mecânico pressórico. Dulciane acredita que a cedência desse ventilador mecânico ao HSC ampliará o número de pacientes atendidos e auxiliará o enfrentamento da Covid-19. “Com todas essas parcerias e o empenho da professora Dulciane em reabilitar o ventilador mecânico, chegou o momento dele voltar a sua casa: o HSC. Ficamos felizes em poder contribuir nesse momento difícil a todos”, destacou a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Ângela Cristina Ferreira da Silva.

O diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, ressaltou que o ventilador mecânico chega em um momento significante para contribuir com as ações que o Hospital vem realizando no sentido de salvar vidas, auxiliando no enfrentamento da Covid-19. O vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, agradeceu a parceria e sublinhou o papel comunitário que a Universidade vem desenvolvendo frente à pandemia, pensamento esse que foi reforçado pelo diretor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff. De sua parte, o gerente de Serviços Técnicos da Philip Morris, Samuel Koch, relatou que a empresa sempre foi parceira da Unisc e que, nesse momento bastante delicado para a população, não poderia deixar de colaborar para com uma atividade que beneficia a comunidade local.Também estiveram presentes a assessora de Projetos do HSC, Luiza Knak, e os supervisores de Suporte Técnico da Philip Morris, Alexandre Fontoura e Rafael Lehmen.