Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unisc, dos campi de Santa Cruz do Sul, Montenegro e Sobradinho, coordenados pelos professores Renê Luís Seibert e Márcia Rosane Frey, estão realizando a terceira viagem de estudos a Buenos Aires, no período de 13 a 19 de maio.

Em sua 10ª edição, a atividade iniciou em 2008. Ao longo dos anos, os destinos escolhidos foram diversos, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Buenos Aires. As viagens de estudos com visitas técnicas monitoradas fazem parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), tendo por objetivo reforçar competências e habilidades desenvolvidas na graduação.

A atividade extraclasse é aguardada pelos estudantes com muita expectativa, devido à seleção dos participantes que é feita em duas modalidades: 50% por desempenho acadêmico e o restante por sorteio, oportunizando a todos a possibilidade de participação, independentemente das notas auferidas nas disciplinas cursadas.

Além de proporcionar conhecimentos técnicos e cultura geral, as saídas de campo oportunizam aos alunos momentos únicos de integração, visto que são exercitados valores fundamentais, como: companheirismo, respeito, espírito de grupo e equipe, compreensão, cooperação, responsabilização e valorização do ser.

Nesta edição, a programação incluiu, no dia 14 de maio, pela manhã, uma visita guiada à Casa Rosada (sede do governo argentino), com sua belíssima arquitetura e contexto histórico. Na segunda-feira, 15, ocorreu um city tour pela grande Buenos Aires para conhecer sua beleza e grandeza, contemplando vários pontos turísticos.

Para esta terça-feira, dia 16, estão programadas duas visitas na cidade. Pela manhã, o grupo conhecerá a Embaixada Brasileira e assistirá a uma palestra sobre a estrutura, a importância e o papel das embaixadas. Já no turno da tarde, a visita será à Escola de Ciências Econômicas de Unnoba – Buenos Aires, instituição que possui convênio com a Unisc. Na quarta-feira, 17, a programação contemplará a visita a Câmara do Comércio da Argentina, com palestra sobre Comércio Exterior e suas estruturas, relações técnicas e legais.

Também estão previstas atividades culturais, como: visitas ao Teatro Colón, passeio de trem pela costa até o Delta do Tigre, artesanato local e um jantar de confraternização da turma no Puerto Madero.

*Publicado por Felipe Nopes