Fotos: Jacson Stülp (Câmara de Vereadores SCS)

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene nesta segunda-feira, 23 de setembro, em homenagem aos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGDR). Em seu discurso, o proponente, vereador Alberto Heck (PT), destacou que o programa forma seus quadros a partir de um posicionamento crítico da realidade e capacita profissionais para pesquisa, docência, assessoria e consultoria, avaliação e planejamento territorial, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em caráter interdisciplinar, valorizando a participação, a consolidação da democracia, a afirmação da cidadania e a promoção da qualidade de vida das comunidades regionais. “A atividade de pesquisa na área do Desenvolvimento Regional implica em uma abordagem interdisciplinar. Trata-se de analisar o tema na sua complexidade, na medida em que se parte do pressuposto de que uma região é resultante de um processo de construção social, marcado por limites e potencialidades que a particularizam”, observou.

Em nome da Unisc, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, destacou a atuação do PPGDR ao longo deste período, atuando no ensino e na pesquisa. Já o coordenador do curso de PPGDR, professor Rogério de Lima da Silveira, também se pronunciou, com um agradecimento especial à Câmara, à Universidade e a todos os alunos que passaram pelo curso nestes 25 anos. O Programa foi implantado em 1994, com a oferta do curso de Mestrado, sendo o primeiro em Desenvolvimento Regional do país. Em 2005, com a consolidação do mestrado e da experiência em ensino e pesquisa em desenvolvimento regional, foi implantado o curso de doutorado.

O objetivo central é promover a formação de profissionais para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa, de assessoria e de consultoria, de avaliação e de planejamento, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em caráter interdisciplinar, valorizando a participação, a consolidação da democracia, a afirmação da cidadania e a promoção da qualidade de vida de comunidades regionais.

O programa, desde a sua origem, tem uma estrutura disciplinar e de atividades de ensino e pesquisa que valoriza a formação interdisciplinar. Também é variada a formação disciplinar dos seus docentes (geógrafos, economistas, jornalistas, historiadores, sociólogos, psicólogos, filósofos, entre outros) e dos seus alunos, o que estimula o debate, a reflexão e a produção do conhecimento novo no campo do desenvolvimento regional.

As primeiras turmas do curso de mestrado tiveram como alunos principalmente os docentes da Unisc – recém-criada naquele período – que necessitavam de qualificação em ensino e pesquisa. Também compunham o quadro discente, alunos oriundos de outras cidades e regiões do Rio Grande do Sul. Na medida em que o curso de mestrado foi se consolidando e, principalmente, a partir da oferta do doutorado, os alunos selecionados para o PPGDR passaram a vir também de outros estados do Brasil.

Desde a sua criação, o PPGDR tem participado ativamente através da pesquisa e da extensão, e em parceria com outras instituições e organizações da comunidade de Santa Cruz do Sul e da região do Vale do Rio Pardo, das atividades de planejamento territorial e desenvolvimento regional, da promoção e difusão de práticas agroecológicas e em prol da agricultura familiar, de ações visando a sustentabilidade ambiental e à diversificação econômica regional, da assessoria ao planejamento dos municípios, consórcios e conselhos regionais, do estímulo à organização e participação social da população rural e urbana nos processos de desenvolvimento territorial.

Atualmente, possui nota 5 na avaliação quadrienal da Capes-MEC e é reconhecido no Brasil como um dos mais importantes e mais consolidados Programas de Pós-Graduação do país, na área do desenvolvimento regional. Nos seus 25 anos, já formou acadêmica e cientificamente aproximadamente 365 mestres e 103 doutores em desenvolvimento regional. Atualmente, o coordenador do programa é o professor Rogério Leandro Lima da Silveira.

As inscrições para a seleção da turma de 2020 estarão abertas até o dia 22 de novembro e podem ser realizadas através do site www.unisc.br/ppgdr.