Foi realizada na sexta-feira, 24 de agosto, no Anfiteatro do bloco 18 da Unisc, uma Audiência pública para debater os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor. A promoção foi do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e do Ministério Público do Estado (MP/RS).

Na abertura do evento que reuniu cerca de 200 pessoas, o coordenador do FGCIA, procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira, relatou a origem e a atuação do Fórum, destacando que essa foi a 9ª audiência pública realizada no Estado. "O objetivo primordial desta é ouvir a sociedade, a população, os trabalhadores e produtores rurais, a fim de conhecer a realidade e os problemas do uso de agrotóxicos na região", afirmou.

Já o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, citou a importância desse movimento do Fórum Gaúcho na perspectiva de debate acadêmico, que ajuda a jogar luzes nessa importante temática. “Nesse sentido, colocamos a Universidade à disposição para colaborar nesse complexo e relevante assunto de saúde pública", frisou.

A primeira palestra esteve a cargo da professora Neice Müller Xavier Faria, médica e Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulada Os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana.  A segunda palestra foi dos engenheiros agrônomos Sighard Hermany e José Antônio Schmitz, também coordenador do curso de pós-graduação em agroecologia e produção orgânica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP), sobre o tema Rastros de Agroecologia no Vale do Rio Pardo.

*Publicado por Josemar Santos