Realizadas de forma virtual desde março de 2020 devido à pandemia, as atividades presenciais do programa Universidade do Adulto Maior da Unisc (Uniama) foram retomadas nesta terça-feira, 9 de agosto, em solenidade realizada no ginásio pedagógico da Instituição. Foram mais de 30 alunos que estiveram presentes na primeira aula de Ginástica Dança/Funcional, ministrada pela professora Ursula Müller e pelo bolsista voluntário Leonardo Senna.

Além da Ginástica Dança/Funcional, as atividades físicas e Oficinas presenciais oferecidas são as seguintes: Ferramentas para Comunicação na Internet Conhecendo o passado e o presente por meio da fotografia; Ginástica Postural/Recreativa; Qualidade de vida – as diferentes dimensões de produção em saúde; Atividade física para pessoas idosas; Papo da Hora; Curso Vida e Espiritualidade; Ginástica Cerebral; e Envelhecer com Memória.

Órgão da Direção de Extensão e Relações Comunitárias, Uniama é voltado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. “Sua proposta é oferecer um espaço permanente de educação aos idosos da comunidade. Através do Programa, eles podem aprender em relação às novas tecnologias, bem como melhorar a autoestima e autoconfiança, por meio do convívio com outras pessoas da mesma idade”, ressaltou a coordenadora do Uniama, Luciana Oliveira da Cunha.

O Programa busca articular o ensino, a pesquisa e a extensão ligados à Geriatria e a Gerontologia, através dos diversos cursos, setores, projetos e programas da Universidade. As aulas são gratuitas e os interessados podem participar de forma presencial ou virtual. As inscrições podem ser realizadas em: unisc.br/uniama

Fotos: Desirê Allram