AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Campus-sede da Unisc possui ampla área verde, espaço atrativo para diversas aves e outros animais. Uma das aves mais admiradas e adoradas na Unisc, devido à sua beleza, canto único e por defender bravamente os seus ninhos e filhotes é o Quero-quero, a ave-símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com apreço e zelo aos Quero-queros e visando conscientizar a comunidade que circula e convive no Campus ao cuidado e proteção aos animais, a Área Ambiental idealizou e implantou placas de identificação dos ninhos que estão mais próximos às áreas de circulação de pessoas. A Assessoria de Comunicação auxiliou na elaboração do layout das placas e na produção/impressão gráfica.

Essa pequena ação de educação ambiental e de proteção animal objetiva alertar para algumas recomendações importantes. Entre elas, a de que os Quero-queros podem ter até três ninhadas por ano, com três ou quatro ovos, em média, cada. Os filhotes nascem cobertos por uma penugem e são guiados e protegidos pelos pais e/ou grupo de apoio, de modo que, se alguém encontrar um filhote, não deve interferir, tampouco se aproximar do ninho para ver ou tirar fotos, perturbando e estressando as aves. Não se deve tocar no ninho e nos ovinhos de Quero-quero e, ao manobrar o veículo, ficar atento(a) para não atropelar os filhotes dos ninhos próximos às vias e estacionamentos.

A Área Ambiental, vinculada ao Setor de Facilidades e Serviços da Unisc, fica à disposição para orientações, via e-mail: areaambiental@unisc.br ou pelo WhatsApp (51) 3717-7486.

MENU PRINCIPAL