A máscara evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que podem atingir o rosto

Xalingo imprimiu 1500 máscaras em sua sede

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou, ao longo desta semana, a entrega de mais um lote de máscaras protetoras faciais no modelo Face Shield (escudo facial)As Face Shields, impressas em 3D, são utilizadas como equipamentos de proteção individual (EPIs) e proporcionam maior segurança para agentes da saúde realizarem procedimentos hospitalares ou atendimentos durante a pandemia de covid-19.

A máscara Face Shield é um equipamento reutilizável, de fácil higienização e sua importância está em evitar o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, especialmente o nariz, a boca e os olhos. “Está havendo uma escassez na disponibilidade de EPIs. Por isso, a Unisc se mantém atenta nas necessidades dos profissionais da saúde, considerando que sua integridade é essencial para que o enfrentamento ao Covid-19 ocorra da forma mais segura possível”, aponta o coordenador do TecnoUnisc, Rafael Kirst.

Até o momento foram beneficiados com os EPIs os hospitais Santa Cruz, Butiá, Beneficente Monte Alverne e Vera Cruz. Também receberam doações os agentes e postos de saúde dos munícipios de Candelária, Minas do Leão, São Sepé e Sinimbu, além de profissionais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapem) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Para a produção das máscaras o TecnoUnisc, o laboratório de desenvolvimento de produtos e a Maquetaria – responsáveis pela idealização do projeto -, contaram com auxílio de diversos cursos da Universidade, bem como com o apoio de empresas parceiras da região. A força-tarefa reúne voluntários em cada etapa do processo e obteve crescimento considerável nos últimos dias. Recentemente, a Mercur e a Lupagraf uniram esforços para que a confecção de mais Face Shields fosse possível, através de doações e descontos em materiais.

A corrente de solidariedade se fortaleceu com a iniciativa da Xalingo, que imprimiu em sua sede 1500 novas máscaras em tempo hábil, utilizando o molde disponibilizado pela universidade. Agora, após a produção em larga escala, agentes da saúde que representam postos ou hospitais da região podem entrar em contato com o TecnoUnisc para receber doação das máscaras protetoras através do e-mail tecnounisc@unisc.br

Hospitais, postos de saúde e profissionais de oito municípios já receberam as máscaras

Face Shields foram doadas à agentes da saúde da região