O conteúdo reúne informações sobre a Apesc e suas mantidas (Unisc, HSC, Cepru e Educar-se), proporcionando uma retrospectiva das iniciativas desenvolvidas no ano passado, com transparência.

Anualmente a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), desenvolve seu Relatório de Responsabilidade Social e Balanço Social, para manter a transparência e compartilhar com a comunidade o trabalho que realiza. Com o lançamento oficial do conteúdo sobre o ano de 2020, a população pode conferir a retrospectiva das iniciativas criadas, além de outras informações importantes.

Desde sua origem, as mantidas da Apesc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Hospital Santa Cruz (HSC), Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e Escola Educar-se atuam em prol do crescimento social e econômico da comunidade. Em 2020, diante da inesperada pandemia da Covid-19, muitas transformações se tornaram necessárias. O que seguiu igual foi a atuação voltada ao bem comum, que é a essência da Apesc.

Manter a saúde coletiva se tornou prioridade em todas as mantidas. Na área da Educação, foram criados sistemas para que as aulas seguissem de forma remota, com qualidade, e sem comprometer o calendário letivo dos estudantes. Enquanto isso, o HSC se tornou linha de frente no enfrentamento da pandemia, ampliando e adaptando seus espaços para cuidar da população com humanidade e atenção.

A marca de 2020 na Apesc é a solidariedade. Uma grande rede de colaboração foi articulada, com profissionais, professores, acadêmicos, voluntários e parceiros, que se uniram para criar frentes que reduzissem os impactos da doença na região. Centenas de iniciativas surgiram, especialmente na Unisc e no HSC. Para este trabalho tão necessário, foi criada uma aba especial no Relatório de Responsabilidade Social e Balanço Social, que conta sobre algumas das tantas ações, com a intenção de lembrar o poder do conhecimento e da união. Confira aqui.

Mesmo com as turbulências que o mundo enfrenta desde o início da pandemia, a Apesc celebrou vitórias no ano passado que devem ser reforçadas, como por exemplo: a inauguração do Hospital Veterinário da Unisc, um espaço que contribui para o desenvolvimento dos acadêmicos de Medicina Veterinária e da região; o curso de Instrutor de Trânsito pelo Cepru, em parceria com o Detran; as melhorias na infraestrutura do Hospital Santa Cruz, da Unisc e da Educar-se; e a criação de dezenas de projetos de extensão em prol da população local, em diversas áreas do conhecimento.

Cumprindo o objetivo de fortalecer a esperança em um amanhã melhor para todos, o Relatório também traz belas lembranças, como o nascimento do bebê que foi presenteado com uma bolsa de estudos na graduação, para ser utilizada no futuro, em ação de aniversário da Unisc. Cada área do Relatório conta sobre um todo, que é a busca constante de garantir o bem da comunidade. Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a Apesc, sobre suas mantidas e a relembrar momentos importantes.

“A Apesc realizou inúmeras atividades junto à comunidade, estendendo ciência, cooperação e solidariedade para o enfrentamento e a minimização da Covid-19, conforme se pode verificar nos números apresentados no decorrer deste Relatório. Temos convicção de que isso fez toda a diferença para a nossa comunidade, que pôde constatar o real sentido de contar com uma entidade de caráter comunitário, que valoriza as suas raízes e que se preocupa com o legado a ser deixado para as próximas gerações”, apontou a presidente da Apesc e reitora da Unisc, Prof. Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Para acessar o Relatório de Responsabilidade Social e Balanço Social da Apesc do ano de 2020 na íntegra, clique aqui!